segunda-feira, 18 de maio de 2009

ORAÇÃO E FÉ



ORAÇÃO E FÉ

Creio ser o tempo de arregimentarmos um contingente de homens e mulheres que invistam seu tempo na vida e na prática da oração. Só há transformação histórica se houver um mover de corações que oram ao Senhor Deus e em nome de Jesus.

No livro de Apocalipse capítulo 8 há uma imagem fortíssima sobre a oração. É uma bela imagem.

Primeiramente João nos diz que houve um silêncio no céu; depois, um anjo aparece com um incensário nas mãos. O interessante é que o incensário recebe as orações dos santos que vivem na terra. É no incensário que há súplicas, gemidos, pranto, choro, clamor, agradecimentos, louvor, intercessão... Etc. São orações que ficam estocadas diante do Senhor.

O anjo com o incensário em mãos sobe até aoTrono de Deus e é adicionado ao incensário, brasas do altar, e o incensário é despejado sobre a terra. A partir daí, ouve-se vozes, trovões, relâmpagos e terremotos.

Essa é a imagem que João nos mostra nesse capítulo. O livro do Apocalipse é um livro que apresenta muitas imagens.

As orações dos santos de Deus são depositadas nesse incensário que se acumula e que é observado pelos olhos de Deus e é arremessado de volta à terra. Todos os dias, a terra é abalada por vozes, trovões, relâmpagos e terremotos. Pois as orações que fazemos a Deus e que chegam aos céus, voltam com um poder enorme de abalar estruturas terrenas e humanas.

A história é sacudida, pois Deus responde as orações de seus filhos amados.

Imaginem quando dois, três ou milhares se unem e se ajuntam em orações, Deus se manifesta em nosso meio sobrenaturalmente.

No capítulo 11 de Hebreus, versículo 6, está escrito: “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

O que significa fé para nós hoje?

Penso que fé para muitos é apenas um recurso a se utilizar quando nos vemos nas situações de fronteiras e limites da vida. Um recurso quando não há mais tratamento médico, ou ação de algum profissional; depois de todos os recursos possíveis e não resolvendo o imbróglio, vamos recorrer para a fé.

O autor de Hebreus nos ensina que a fé extrapola essas expectativas. Não é fé para apenas esperar algo sobrenatural e realizar feitos extraordinários. O que entendo é que a fé é para ser algo que nos faça ser agradáveis a Deus. Sem fé é impossível sermos pessoas agradáveis a Deus.

Fé é perseverar. Fé não é apenas um recurso. Fé é aquilo que nos faz permanecer fiéis a Deus e a perseverar diante Deus mesmo enfrentando adversidades e lutas. Fé é um estado que me projetado a viver permanentemente sob outra ótica de vida, crendo naquilo que a Palavra de Deus diz. Não é apenas um recurso para se procurar. Fé não é para se ter, é para se ser.

Continuando nossa leitura da Palavra, vamos ler o verso 32:

certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideâo, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando o seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.”


Essa é a galeria da fé. A pergunta que deve ser feita é qual desses viveram mais pela e por fé?

Qual deles tinham mais fé? Os que fecharam bocas de leões e venceram exércitos, ou os que morreram cerrados, torturados, os que tiveram necessidades? Há entre esses alguns que se destacavam em sua fé?

Todos nesse texto obtiveram bom testemunho, segundo Deus. Pois não foi pela ausência de lutas ou por serem mártires que foi validado em suas vidas o bom testemunho da fé, mas pela confiança que tiveram na Palavra de Deus e nas promessas de Deus. Uns tiveram vitórias, outros, não. Porém, todos estavam vivendo pela fé no Deus que serviam. Andavam todos no mesmo caminho, sustentados pela mesma Voz, crendo do mesmo modo e vivendo para Deus.

Andar pela fé não é nenhum gesto mágico. A vida da fé é esse longo caminho na qual somos sustentados pelo Senhor, com dor ou sem dor, e ainda assim, crermos Nele.

Jesus é o autor e consumador da nossa fé.

Ore e Deus irá acumular suas orações no incensário. Haverá um momento em que Deus derramará o incensário sobre a terra como resposta as orações dos seus filhos amados.

Pense nisso!

Grande abraço,

Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário