terça-feira, 7 de junho de 2022




 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


Marcos 16:15

Um evangelho a ser pregado, aliás, o único evangelho. E mais que isso, esse evangelho seria um batismo na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

As Escrituras apontam que o desejo de Deus é que todos os seres humanos sejam salvos (1 Timóteo 2:4), isto é, que todos creiam em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador. Deus, que é onipotente, podia salvar imediatamente todos os seres humanos de uma vez. Mas Ele não faz. Aqui deixo uma resposta bem simples: penso que Ele respeita o livre arbítrio humano, que é o nosso poder de decidir o que desejamos e o que queremos. Mas Ele também não deixa de nos amar, apesar de sermos pecadores. O Espírito Santo de Deus não é um inconveniente, age constrangendo e emulando caminhos de consciência salvífica nas pessoas até que aconteça um desejo de arrependimento. Deus respeita nosso livre arbítrio mas mostra o caminho da salvação. 


Se o obedecermos, experimentaremos o melhor da terra. Jesus Cristo, em graça, também não pode deixar de nos amar. Ficar preso à cruz foi a manifestação real de seu amor pela humanidade. Nada do que façamos fará com que Deus nos ame mais; nada do que não façamos fará com que Deus nos ame menos.

Disse o Senhor a Jeremias “Com amor eterno te amei...” (Jr 31.3). Diz o apóstolo João, em 1Jo 4.8, parafraseando essa passagem: “Deus é amor”. Mas na Grande Comissão Jesus nos deixou uma ordem, uma missão. Cabe lembrar que não foi uma opção a nós outorgada. Ele não disse: “Se possível façam discípulos. Se possível, falem do meu amor. Quando não tiverem nada para fazer, anunciem o Evangelho”. Não! Jesus nos ordena, não como alternativa, mas como mandamento que precisa ser cumprido. 

E o IDE significa que cada um de nós tem um compromisso como proclamadores das boas novas. O IDE, que ainda é válido para essa geração, diz que devemos exercer nosso papel de mensageiros de seu amor com dedicação. Foi uma das últimas determinações deixadas por Jesus a seus discípulos antes da ascensão aos céus: façam outros discípulos. 

Um seguidor de Jesus é capaz de cumprir o IDE, mas somente um discípulo é capaz de fazer outros discípulos. Ser discípulo não é se tornar um religioso, mas entender que em nossos lábios está uma palavra de cura, que temos palavras que podem transformar vidas, que temos um amor que nos supre quando nos sentimos só, que nos liberta quando nos sentimos cativos, que nos aceita do jeito que somos. Portanto: IDE e fazei discípulos.

Vamos fazer discípulos cumprindo nossa missão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário