quarta-feira, 8 de julho de 2015

VAMOS ORAR?


E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
Mateus 21:22

Foi Jesus quem disse essa frase. Ele diz que aquilo que eu pedir, eu recebo, se eu crer sem duvidar. Na verdade Jesus coloca o crer como condição sine qua non para recebermos o que pedimos em oração. Jesus diz que podemos receber absolutamente tudo se nossa oração estiver adubada pela fé, pelo crer Nele mesmo. Não é crer na oração em si mesma, mas a quem se dirige a oração. Você crê realmente que está sendo ouvido quando ora? Sabe que apesar de não ver o rosto de Deus pode descansar na certeza de que não está falando com as paredes?

As vezes não damos tanta importância ao valor da oração. Parece que para muitos é apenas um ato sem muito significado, apenas um ato cristão desprovido de relevância. Não devemos pensar assim. A oração é primeiro para buscar a presença de Deus e abrir nosso coração para Ele dizendo nossas necessidades. Apesar que Jesus diz que responde não aqueles que tem necessidade, mas aqueles que creem quando oram.

Creio na mensagem que Deus deu a Jeremias: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Jeremias 33:3

Deus sabe de todas as coisas e inclusive do que necessito. Apesar disso ele me diz para clamar a Ele, que a oração não terá por fim apenas resultado de resposta de orações, pelo contrário, Ele prometeu que quando oramos e buscamos a Sua face, Ele não apenas responderá mas que irá revelar, anunciar e clarificar coisas que antes não estavam à nossa percepção. Deus nos chama para uma união profunda com Ele mesmo. 

Em Gênesis 5:21-24 vemos o homem Enoque. Nesse texto se diz por duas vezes: " E andou Enoque com Deus", e o resultado desse andar foi que Deus para si o tomou. Eu fico impressionado com essa narrativa. Era uma comunhão tão profunda que Deus decide levar logo Enoque para junto de Si. O que aprendemos é que seria impossível, vivermos com tanta luta, perseguição e aflição, se não fosse a certeza de que temos um Pai-Deus que é vida, amor, consolo e segurança em nossas vidas.

Não há mecânica na oração, não há dificuldade alguma em falar com o Pai. Os discípulos não sabiam como orar mas Jesus ensina a oração modelo. A oração de Jesus serviria como base para o que se deveria pedir e falar com Pai. É simples, sem regulamentações, apenas com o desejo de priorizar a vontade Dele sobre a vida e sobre as necessidades. Não há um lugar específico para orar, pode ser no templo, na igreja, na rua, na escola, em casa, em particular, debaixo de uma árvore; orar sempre e em qualquer lugar.

Por isso, quero aprender a orar pela manhã, ao acordar; agradecer a Deus, entregar esse dia para Ele e pedir Sua proteção. A oração vai oxigenar a nossa alma. 

Então, vamos orar?

Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário