sexta-feira, 26 de setembro de 2014

QUANDO DEUS NÃO ACEITA ADORAÇÃO



Caim queria adorar a Deus. Queria aproximar-se Dele, dar-Lhe oferta, adorá-Lo.

Deus não aceitou sua oferta.

Primeiro, querer adorar a Deus nunca foi negado por Caim. De fato, Caim estava certo em querer agradar a Deus através de sua oferta. A história de seus pais já lhe era conhecido, e Caim sabia da necessidade de buscar a Deus e invocá-Lo. Sacrifício já começava fazer parte da relação entre homem e Deus.
Mas Deus rejeita a oferta de Caim. O que de grave pode ter acontecido para que Deus não aceitasse o que aparentemente não havia problema algum, a oferta de Caim?

Aqui vemos Deus abrindo mão de ser adorado. Fica evidente que Deus não deseja adoração que não seja fruto de uma compreensão e internalização de Sua graça. A compreensão e internalização dessa graça é feita mediante um relacionamento maduro e sincero de nossa parte com Deus através de Jesus Cristo.

O que fez Caim para não ser aceito como adorador e rejeitado por Deus?

Ao que tudo indica, as atitudes e as motivações de Caim desagradavam a Deus por muito tempo. Parece que Caim já nutria sentimento de diferença em relação ao seu irmão Abel. O que Deus diz a Caim é: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo". O proceder de Caim é que estava em jogo, sua conduta era questionável. Deus não aceita adoração de Caim enquanto não houver mudança na pessoa dele. Deus não abre concessões, para receber adoração de pessoas que se aproximam Dele sem a consciência de que Ele é Santo e deve ser adorado na beleza de Sua santidade.

Ao que parece, é assim que Deus nos vê, quando nos aproximamos Dele. Deus não vê a coreografia, a música, a "oferta", mas o coração de quem adora.

Esteticamente a oferta de Caim era maravilhosa; era fruto da terra. Mas o coração de Caim era de um procedimento equivocado e errado que havia também atingido a comunhão com Deus.

Não há como estar desfragmentado numa esfera de nossa vida sem que isso vaze para outros departamentos de nosso ser. Isso inclui a saude de nossa relação com Deus.

Deus está nos dizendo para não apenas adorarmos com a voz ou músicas, mas com o coração procedendo naquilo que seja bem, bom, lícito, edificador e puro. Isto é, adorá-Lo com a nossa vida.

A vida é um culto, o existir é louvá-Lo continuamente.

Na Bíblia, lemos:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23

"Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes saber a sabedoria". Salmos 51:6


Se, ao aproximarmo-nos Dele, apenas com músicas e coreografias e achar que por assim fazer estamos agradando Ele nós nos enganamos. Nenhuma música tem o poder de nos aproximar de Deus, se eu penso o contrário, então, estou idolatrando a música como condutor e acesso. Somente Jesus e Sua graça é a base de encontros e acessos a Deus.

Pense nisso e fuja da idolatria gospel.

Fábio Menen





Nenhum comentário:

Postar um comentário