quinta-feira, 8 de julho de 2010

A BENÇÃO DE GERAR VIDAS II



LUCAS 1


1
¶ Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
3
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
4
Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
5
¶ Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
6
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
7
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
8
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
9
Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
10
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
11
E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
12
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
13
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
14
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
15
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
16
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
17
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
18
Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.
19
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
20
E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
21
E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.
22
E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo.
23
E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.
24
E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:
25
Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.


39
¶ E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,
40
E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
41
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
42
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
43
E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
44
Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.
45
Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.

A etmologia do nome Isabel é "Deus é meu pacto" ou "Adoradora de Deus".

Isabel já não procriava filhos; era estéril. E já se encontrava em uma idade que não seria mais possível gerar nenhuma criança. Com certeza, faltava um filho na história desse casal Isabel e Zacarias. Era uma época em que o valor de uma mulher era medido pela capacidade de gerar descêndencias.

Isabel e Zacarias eram de famílias sacerdotais e eles serviam ao Senhor. Zacarias ouve no templo a voz do anjo que dizia que a oração de sua esposa fora ouvida. Há, as orações de uma esposa faz muito em seus efeitos...

Zacarias ficou mudo diante de tamanha graça, visto que humanamente era impossível tal gravidez ocorrer. O anjo diz que para Deus não há impossíveis.

Maria e Isabel. Grávidaz pela graça de Deus.

Maria, grávida pela unção e pela operação milagrosa do Espírito Santo.

Isabel, grávida em resposta às suas orações.

Ambas, alegres e felizes com a vida que crescia no interior delas. Uma dádiva que só Deus concedeu as mulheres.

Zacarias volta pra casa, ainda mudo, e a grande surpresa: Isabel está grávida conforme a palavra do anjo de Deus. O sonho tão antigo havia se realizado.

Isabel poderia estar com uma fé decadente e em uma velhice deprimida, mas Deus se lembrou dela e a fez lembrar que Ele não havia se esquecido dela quando mais ela precisou.

Deus nos consola em toda tribulação. Que todas as mulheres sejam consoladas como Isabel foi. Isto é, recebeu forças para continuar a crer e a perseverar em Deus. Deus não irá se esquecer daqueles que continuam fiéis a Ele em amor, santidade e obediência. Deus irá responder nossas orações no momento em que Ele determinar. Quem determina é o Senhor, e não nós.

Minha esposa Paty está grávida! Que alegria está meu coração. O Marcus Vinícius, nosso primogênito, está felicíssimo! Eu teria tantas coisas a dizer...mas deixo pra outra ocasião.

Deus sabe que nossa casa se enche de alegria pela vidinha dessa criança que está sendo gerada.

Obrigado Pai! Obrigado Jesus! Obrigado Espírito Santo!

Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário