sábado, 22 de maio de 2010

QUERES SER CURADO?


"Estava ali um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim, havia muito tempo, perguntou-lhe: 'Queres ser curado?'. Respondeu-lhe o enfermo: 'Senhor não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada; pois enquanto eu vou desce outro antes de mim'. Então lhe disse Jesus: 'Levanta-te, toma teu leito e anda'. Imediatamente o homem se viu curado e, tomando o leito, pô-se a andar." João 5:5-9
A pergunta de Jesus nos parece bem óbvia. O homem era paralítico e mesmo com toda a dificuldade ele se aproxima de Jesus; era natural que esse homem desejasse ser curado. E Jesus vem com uma pergunta que ao entendimento humano pode ser considerada tola: "Queres ser curado"?
Parece que Jesus consegue enxergar algo que os discípulos não conseguiram perceber. Na verdade, muitos pedem cura, mas isso não implica necessariamente que queremos a cura.
Cura requer mudança, metanóia, transformação e conversão. A cura de Jesus requer implicações. Se é assim, consciente ou inconscientemente resistimos a cura e ao milagre da transformação da vida. Para Jesus, mas importante do que a cura do corpo é a cura e transformação do ser.
Por que não queremos ser curados?
Muitas vezes nos habituamos às nossas doenças e ficar curado dela requererá a vivência de novas etapas e posturas que não queremos assumir. Isto é, estar disposto não apenas em palavras mas ter vontade de mudar de atitude e mente diante de vários problemas. Jesus cura, mas a ordem Dele é que ele se levante e começe a andar.
Como a vida que Jesus ofereçe é abnegação, uma cruz a carregar, seguir seus passos, santificação; muitos irão preferir continuar doentes a querer um encontro com o Senhor que cura.
Como devo buscar a cura?
"Queres?" O querer, segundo Jesus, tem que ser o motor para a cura. Jesus já me deseja curar; agora, eu desejo ser curado?
E essa cura que Dele vem, cura características de nossa personalidade que traz equilíbrio e sadia a nossa vida. Quando Jesus diz: " Levanta, toma o teu leito e anda", é uma ordem; é imperativo. Precisamos ter iniciativa de levantar e andar do jeito que somos; as demais coisas serão acrescentadas se buscarmos o Reino em primeiro lugar.
Esse Levanta e anda significa que Jesus nos põe em pé na vida, nos faz enfrentarmos problemas, andar sem medo diante das vicissitudes dos homens, a confiar que Seu amor por nós é a garantia de que ao escolhermos Sua cura fizemos a única opção essêncial de que não seremos mais os mesmos.
Não criemos resistências às curas de Deus, pois Deus tem muitas curas para seus filhos. Ou você pensa que cura refere-se apenas ao corpo? A maior cura na vida de um homem é quando esse ser curado vive a decisão de ser de Deus pra sempre.
Isto também é graça.
Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário