quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ESTUDO I - CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA



O ato de desobediência de nossos pais no Éden desencadeou todo um sistema de morte reinante no mundo.

Vemos que a cobiça de Eva em desejar, possuir e experimentar, é a mesma característica consumista de nossos dias. Eva deu o pontapé inicial para o consumismo desenfreado, o desejo de possessão.

Se notarmos as reações do homem em relação ao ambiente e a si mesmo, notaremos as conseqüências catastróficas que a queda trouxe. Olhe para a humanidade, e verá atos de insanidades. Claro que podemos perceber resquícios de Graça em todos os seres humanos, mas no geral, a tendência e inclinações são para a prática do pecado.

Vemos que houve uma depravação da natureza humana.

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Gn. 6:5

O casal do Éden e sua geração sofreram distorções em seu corpo, alma e espírito. Foram feitos perfeitos, a desobediência os torna uma aberração, irreconhecíveis e desfigurados em relação ao que eram. Impossível ser e manter-se o que eram.

Como Deus vê o homem caído e afastado de Sua presença?

O Salmo 14:3 nos responde: “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um”. O homem é um ser caído.

Isto é, o pecado desvia o foco de nossa existência. Qual o foco? De sermos e vivermos para Deus.

As Escrituras afirmam que houve separação entre Deus e o homem. Houve divórcio, ruptura, um dissociar da parte de Deus. Primeiramente, porque Deus é Santo. A santidade de Deus é incompatível com o pecado. A separação tornara-se mais que necessária. Quando você ler sobre Santíssimo Lugar ou Santo dos Santos, não pense apenas como um lugar ou local, mas como uma das designações do caráter de Deus. Deus é Santo e não podemos aproximarmo-nos Dele sem expiação.

Santidade é o padrão de Deus e Deus é o padrão da santidade.

Se ele É santo, Sua natureza repulsa pecados e desobediências.

Foi a natureza santa de Deus que fez Adão e Eva se esconderem de Deus, pois antes, não havia esse medo entre eles.

Uma das passagens que ratifica o que digo se encontra em Isaías 6:5:

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”.

Inadequação e consciência de incapacidade própria era o que permeava a mente do profeta nesse episódio.

Quando a santidade de Deus se manifesta essa deve ser a exclamação do homem alienado, desobediente e pecador.

O pecado embrenhado no ser humano legou à humanidade um estado de separação entre eles e Deus. Interessante notar que antes da Queda, Adão e Eva mantinham comunhão plena com o Senhor. Após a Queda, foi que eles começaram a invocar o nome de Deus. Começaram a fazer aquilo que não faziam antes da Queda.

Há um abismo intransponível entre Deus e o homem, no sentido de relacionamento e comunhão entre ambos.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:23

Paulo nos ensina que houve uma divisão interior no homem.

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo
.
Romanos 7: 15-21

Em seu livro A MORTE DA RAZÃO, Francis Schaeffer disse: “A queda não só originou uma divisão entre Deus e o homem, mas dividiu o homem contra si mesmo”.

O ser humano tornara-se ambíguo em suas ações, na mente e na possibilidade de percepções. E quem é que pratica tudo aquilo que sabe que deveria realizar e não faz aquilo que sabe que deveria não fazer???

O interior humano se fragmentara.

Até a natureza sofre as conseqüências da Queda. Provocou desordens no equilíbrio do planeta Terra. Plantas, animais irracionais foram atingidos pela esfera do pecado. A natureza geme.

“... maldita é a terra por causa de ti”...; “... Espinhos, e cardos também, te produzirá”... Gênesis.

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. Romanos 8:22

Isso expressa a desordem em todos os sentidos sobre a Terra e seus habitantes.

A única explicação sobre as desordens do mundo é a admissão da Queda. E a Queda legou ao homem sofrimentos, gemidos e a morte.

E é sobre a morte o que falarei no próximo estudo.

Aliás, acho que nem estudo é rs

Estava querendo expressar algumas coisas e esse texto sobre a Queda foi o que veio ao meu coração.

Um abraço fraterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário