
"PELA DUREZA DO VOSSO CORAÇÃO" verso 18 Capítulo 4
Deus chamou o seu povo de "povo de dura cerviz" Dt.9:6. Dura cerviz era uma expressão usada pelos fazendeiros em referência a um boi ou cavalo que não obedecesse ao seu dono. É o caso do animal que "empaca" e não quer obedecer.
Paulo diz que o coração humano está endurecido e impenetrável. O coração endurecido não aceita a Palavra de Deus, por isso é que deve haver um derramar do Espírito Santo no coração das pessoas, quebrantando, sacudindo, amolecendo e trabalhando nessas vidas. No livro de Ezequiel 11:19 está escrito: "Tirarei de sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne"; isto é, um coração que queira a Deus e se torne receptivo a Ele. O verso 19 do livro de Efésios diz:"tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez cometerem toda sorte de impureza". Nada lhes tocam, nada os comovem; entregaram-se a uma vida dissoluta, arruaceira, sem limites para praticarem toda sorte de abominações, transgressões e pecados; além de desdenhar da Graça de Deus.
Tiago nos mostra que há o mundo que Deus odeia "Aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus" (4:4). Vemos também o mundo ao qual Deus ama "Porque Deus amou ao mundo..." João 3:16. Há um mundo que devemos nos afastar dele e um mundo que Deus criara e o ama. O mundo pode jazer no maligno, mas o planeta terra pertence unicamente a Deus. Devemos odiar o que Deus odeia e amar o que Deus ama.
Pensando assim eu afirmo: Deus não é chato! Ele não é um estraga prazeres!
Deus sabe que o pecado atinge e adoece a nós mesmos. O seu amor por nós é que O faz dizer tudo o que disse sobre as consequencias de nossas atitudes.
O principal alvo do amor de Deus é o homem ao qual criara, mesmo este andando perdido. Atravez do profeta Ezequiel, Deus revela o quanto Ele quer oferecer a Sua graça, amor, e perdão: "Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o Senhor Deus; não desejo eu, que ele se converta dos seus maus caminhos e viva?" (18:23). Deus ama a sua criação e seus filhos. Como disse o reformador Martinho Lutero: "Deus me abençoou tão particularmente, apesar de minha indignidade, que só tenho razões para me alegrar, amar e fazer o bem, mesmo aos que mereciam de minha parte o contrário; pois eu mesmo recebo de Deus o contrário do que mereço".
A SUBVERSÃO DO REINO DE DEUS
Amiúde vejo a angústia da sociedade e percebo como a solução e a resposta às suas celeumas não estão longe deles. O Reino de Deus está aqui! Nesse exato momento o Reino de Deus está presente. Jesus estabeleceu o Reino de Deus em nós. Só escrevo o que escrevo porque faço parte do Reino de Deus hoje. Jesus, que é a razão da nossa fé, o Reino de Deus, o Evangelho, a Graça, a Cura e a salvação estão explicitamente diante do ser humano.
Eis a realidade do Reino de Deus entre nós:
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Mateus 12:28
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19:24
Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. Mateus 21:43
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:5
E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?Marcos 4:30
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada. Marcos 12:34
Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado. Lucas 4:43
E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Lucas 6:20
E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. Lucas 9:2
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Lucas 17:20
Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum. Atos 28:31
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:27
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. I Coríntios 4:20
Jesus nos chama a vivermos as realidades do Reino hoje. Ele nos convida a seguí-lo.
Em uma certa ocasião Jesus disse aos Fariseus e Saduceus:
"Ai de vós, escribas e farizeus, hipócritas, porque dais os dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porêm, fazem estas coisas, sem omitir aquelas" Mateus 23:23
Em outras palavras, a vida humana deve estar acima de qualquer tradição, dogma ou preceitos. Quando se dá mais valor a estas coisas em detrimento ao valor que a alma humana possui - pois somos amados por Deus pelo valor da nossa alma e Jesus é o intercessor, sacerdote, mediador, salvador e reconciliador entre os homens e Deus - então, se damos valor para o rito e não valorizamos o ser humano a quem Deus ama, tornamo-nos hipócritas. Foram essas atitudes que levaram Jesus a ser tão crítico com os Farizeus e Saduceus.
Não havia nada de errado em entrega o dízimo; a questão é que todo esse sacrifício não tinha correspondência interior e de compromisso com o próximo. O problema desses homens é que eles estavam mais preocupados com os aparatos, exterioridades e aparências, que os fazia negligenciar princípios importantes e imutáveis da lei de Deus: a justiça, a misericórdia e a fé. Isso nos ensina que toda prática religiosa destituída de justiça, misericórdia e fé, não é bíblica; impossibilita a formação de um coração sensível, aberto e humilde, e que de fato, ignora a dor do próximo, pois justiça e misericórdia são são cabíveis, executados e direcionados a seres humanos, às pessoas. Justiça e misericórdia são atos que devem ser praticados pelos discípulos de Jesus em consequência do agir do Espírito Santo em suas vidas.
O livro do Apocalipse nos fala sobre as vestes brancas e João diz que essas vestes simbolizam os atos justos dos santos. Atos de justiça está em falta no meio cristão. Muitas vezes o poder da religião premia o esperto e o astuto e se desfaz do sincero e coerente. Não são nossos atos justos que nos salva, mas a salvação que nos alcançou deve produzir em nós os atos justos. Não sou salvo por causa de minha justiça, mas por ser salvo vou ser justo. Isso também se aplica a santidade. O evangelho nos ensina que os que são salvos terão desejo para serem santificados pelo poder do Espírito e pela Palavra de Deus. Quem não é salvo não terá essa disposição. Não é a santidade que me salva, justamente por ser salvo vou querer a santidade. Santidade é consequencia da salvação e não o oposto.
A prática da misericórdia são para os que foram alcançados por ela. É recíproco. Jesus disse: "Bem aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia". Pode dar-se o dízimo da hortelã, do endro, do salário, do 13º, mas se não tiver o exercício da misericórdia, ela não o alcançará como bem em sua vida. Paulo diz que eu posso até oferecer meu corpo para ser queimado, se não houver amor, mas só exibicionismo, isso tudo é visto por Deus como nada.
Hoje, no meio cristão, se você pecar ou errar está condenado. Não é permitido, principalmente se for líder, cair, tropeçar, equivocar-se; pois se você errou, deve pagar muito para ser absolvido. Em outras palavras, não há muita prática misericordiosa entre nós. Ou fica no banco ou é expulso!
Como Jesus agia diferente. Para a prostituta que era pecadora e merecedora da morte, Ele a refaz das cinzas de seus pecados e culpas e lhe dá uma nova vida. Pedro, que se tivesse traído a Jesus nos nossos dias, não seria aceito em nenhuma de nossas igrejas. Jesus pergunta apenas se Pedro ainda O ama, sendo que para Jesus apenas o amor responde como um verdadeiro arrependimento.
Caio Fábio disse em um de seus livros: "A igreja necessita de modelos saudáveis para enfrentar os desafios impostos pelo mundo moderno. Devemos contribuir para o surgimento de igrejas cristãs amadurecidas, que transformem positivamente, não apenas a realidade pessoal de cada um de seus membros, mas, toda a comunidade em que estão inseridas".
Queridos, Jesus é a resposta única e radical para o mundo moderno. O evangelho é sublime! não há palavras tão fortes, tão sábias e que causem estupefação do que as que foram proferidas por Jesus de Nazaré. Sua mensagem é a voz de Deus que vai ao encontro da alma humana, a fim de revelar tão grande amor que Ele tem por nós. Suas palavras são forças para o cansado, conforto para o abatido, ânimo para quem está a desistir.
Continua...
Fábio Menen