domingo, 26 de fevereiro de 2017

REFLEXÃO SOBRE FÉ


E somos chamados a vivermos pela fé!

E olha, não é muito fácil, tenho muita dificuldade em exercer essa consciência.

Mas a ordem de Deus em sua palavra é muito clara a esse respeito: o justo viverá pela fé.

Parece que a fé torna-se esse elemento que nos acompanha diariamente em nosso viver e na rotina do dia a dia. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus.

Uma fé que O agrade! Interessante, pois geralmente queremos uma fé que nos agrade e seja um elemento ao qual eu me aproprio para o meu próprio benefício. Uma fé que exista para me servir, quase como elemento auto consciente.

Mas essa fé que acompanha o justo é a que faz Deus se agradar de quem o possui. A fé que tenho, o tenho, para que isso faça-se agradável a Deus. Uma fé que nos leva a estarmos tão sujeitos e cativados pelo amor do Espírito em nós que não há nenhuma fé projetada para minha própria satisfação mas para a consecução da vontade de nosso Deus. Uma fé que nos leva a pedir de acordo com a vontade Dele pois a vontade Dele já será minha vontade.

Porém, gostamos de traçar planos, saber rotas, administrar entradas e saídas, conhecer o início, o meio e o fim para que nos sintamos mais seguros. Isso não é necessariamente errado. Precisamos sermos pessoas com os pés no chão e coerentes com a realidade. Mas a palavra de Deus nos chama para um patamar muito maior.

Por um lado isso pode gerar alguma insegurança. Quem não gostaria de saber sobre seu futuro? Será por que não temos medo, receio, ambição, planos ou dúvidas? Acredito que não seja esse o caso. A vida pode nos apresentar sustos ou alegrias com as surpresas dela. Andamos no chão da vida com a determinação de irmos e prosseguirmos para a frente, porém, esteja preparado pois também você poderá encontrar algum empecilho, impedimento, um abismo. Nesse momento em que esse abismo se apresenta diante de você, penso eu, que essa é a oportunidade de um novo posicionamento e desenvolvimento. Aí nada melhor e mais coerente do que essa determinação de Deus: o justo deve viver pela fé.

A fé está aí nas Escrituras, e também, a definição dela: "a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem". Bem, segundo Deus, esse é um chão que devemos caminhar. Um chão invisível mas com a certeza que ele está lá. Está lá porque a fé afirma como sendo
mesmo que ainda não seja, pois existe apenas como coisas que se esperam e fatos que se não veem. 
Porém, não é o justo que faz a fé, é a fé que faz o justo.

O justo anda no chão das incertezas mas sempre se movendo e se direcionando adiante e para a frente. Ora, nós temos inúmeras promessas de nosso Senhor Jesus de que não nos deixaria sozinhos. Em um mundo como o nosso isso só é possível, isto é, crer nessas promessas, por causa da fé que nos impulsiona a vermos o invisível e ainda assim não descrermos da promessa. A fé desabrocha em nós a coragem de abraçar o invisível. Aqui é partir para o Tudo e não para o Nada.

A fé vem pelo ouvir as palavras de Deus. Tenho que domesticar minha mente à Palavra de Deus, A fé tem como meio de acesso ao homem através da escuta, do ouvir os evangelhos, as escrituras. Daí você aprende a viver, muitas vezes, não sabendo para onde vai o curso da vida mas descansando e confiando pois saberá com Quem se está andando. Não devemos nos eximir responsavelmente, mas também não deixaremos de depender de Deus em nossa vida. Você realmente depende de Deus?
Você confia Nele e não apenas em seus recursos? Se te faltasse esses recursos hoje você ainda confiaria e creria Nele? Aceitaria o chamado para abraçar o invisível e ter convicção de fatos que se não veem?

Pela fé você pode viver o dia chamado hoje! Hoje você pode consertar erros, desfazer equívocos, tomar nova postura e decisão, ter encontros que fazem diferenças para o melhor, rever seus valores e melhorá-los, aprofundá-los e catapultar tudo isso para o Senhor de sua vida, sabendo que nada pode separar você do amor Dele.

Vamos viver pela fé! Vamos viver para a glória de Deus! Vamos viver sem medo mesmo diante do caos e do abismo pois quem está em Cristo, que é a rocha firme, fortalecerá nosso coração e nossas convicções na Palavra e seguiremos a vida pela fé.

Pense nisso.

Fábio menen




2 comentários:

  1. Palavra edificante.
    Obrigada pastor Fábio por ser um instrumento de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane, agora que vi sua mensagem. Muito obrigado pelo feedback. Deus abençõe!

      Excluir