quarta-feira, 16 de maio de 2012

A VIUVEZ DE EZEQUIEL



E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.
Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens.
E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado.
E o povo me disse: Porventura não nos farás saber o que significam para nós estas coisas que estás fazendo?
E eu lhes disse: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu profanarei o meu santuário, a glória da vossa força, o desejo dos vossos olhos, e o anelo das vossas almas; e vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão à espada.
E fareis como eu fiz; não vos cobrireis os lábios, e não comereis o pão dos homens.
E tereis nas cabeças os vossos turbantes, e os vossos sapatos nos pés; não lamentareis, nem chorareis, mas definhar-vos-eis nas vossas maldades, e gemereis uns com os outros.
Assim vos servirá Ezequiel de sinal; conforme tudo quanto ele fez, fareis; quando isso suceder, sabereis que eu sou o Senhor DEUS.
E quanto a ti, filho do homem, não sucederá que no dia que eu lhes tirar a sua força, a alegria da sua glória, o desejo dos seus olhos, e o anelo de suas almas, com seus filhos e suas filhas,
Nesse dia virá ter contigo aquele que escapar, para te dar notícias pessoalmente?
Naquele dia abrir-se-á a tua boca para com aquele que escapar, e falarás, e não mais ficarás mudo; assim virás a ser para eles um sinal, e saberão que eu sou o SENHOR.

EZEQUIEL 24:15-27

Esse é um dos textos que gela a minha alma e a deixa na mais profunda perplexidade.

Esse é um dos textos que a gente gostaria de perguntar a Deus porque Ele age de maneira tão misteriosa e sem dar explicações minuciosas sobre o que faz.

Trata-se da viuvez de Ezequiel.

O profeta Ezequiel foi chamado por Deus a profetizar durante o exílio do povo judeu na Babilônia. A tradição judaica diz que ele fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Kebar que corta a cidade de Babilônia.

Ezequiel estava vivendo na mesma conjuntura política e espiritual dos filhos de Israel. Ele sabia que tudo de ruim que havia acontecido ao povo era por causa de seus próprios pecados; haviam abandonado a Jeová.
Em sua profecia no capítulo 11:22-24 ele sabe que Deus irá deixar o Templo entregando cada um ao seu bel prazer dos amantes.

Jerusalém está para cair e Deus ordena que Ezequiel profetize ao povo. Essa profecia seria dramática na existência do profeta. Na verdade, ele iria perder sua esposa como sinal da queda de Jerusálem.

A partir do versículo 15 Deus fala com ele, e o que Deus diz é algo dramático: vou levar sua esposa! Ela irá morrer!.

O texto mostra a mensagem de Deus através de Ezequiel na qual Deus reforça sua mensagem, indica os motivos e faz entender o porquê do castigo ao povo que se mostrava tão rebelde. Aparecem nos capítulos, três ilustrações que explicam sobre a queda de Jerusalém. Na primeira, ilustração ele compara Israel e Judá a duas irmãs adúlteras e mostra que este pecado é grave levará ao castigo e a morte Jerusalém e seus habitantes. Na outra ilustração, os habitantes de Jerusalém são comparados à carne colocada em numa panela enferrujada e estragada, uma panela que não pode ser purificada mesmo se levada ao fogo.


E a ultima ilustração motivo desta pergunta e resposta é usada a morte da mulher de Ezequiel para mostrar a destruição do templo, o orgulho dos habitantes de Jerusalém frente aos outros povos e a delícia dos olhos do povo.

Agora imaginem ter a morte da própria esposa como a mensagem profética para o povo!?

E mais que isso, Deus diz: "Ela irá ser tirada de você subitamente". Não haveria chance de despedida. Outra vez Deus diz: "Não lamentarás, não chorarás e segure as lágrimas dos olhos". Imagine perder a "delícia de seus olhos" e não ter a dignidade de expressar a dor da perda, de lágrimas da saudade e não poder gemer o gemido da falta da companheira!?

Apenas faço perguntas que me veem ao coração mas que não colocam em dúvida o cuidado e o amor de Deus. Perguntar não ofende a Deus. Não ter fé é o que O desagrada.

Subitamente Deus "leva" a sua esposa. Todos esperam que ele chore, gema, grite, se vista de luto; mas ele não faz isso. O povo fica espantado com isso, parecendo que a morte dela não o tinha afetado. E no dia após a morte dela o verso 18 diz que ele fala ao povo. Todos querem saber do motivo da morte e sobre a razão dele está tão "indiferente" ao ocorrido. Ezequiel diz:

" Deuz destruirá o santuário ao qual é o objeto de vosso culto, orgulho e reverência. O Santuário é mais importante na vida de vocês do que a presença do próprio Deus; o santuário e não Deus é a delícia de seus olhos, vocês cultuam o templo, não há relação pessoal com Deus, apenas com o templo."

Deus também diz que eles deveriam fazer como Ezequiel fez: não prantear e nem chorar porque as próprias iniquidades deles os consumiria. Ezequiel e sua esposa seriam o sinal de que seria exatamente dessa forma como Deus estava dizendo.

O texto de Ezequiel nos traz uma mensagem muito forte. A mensagem é que Deus não divide sua glória com ninguém. O povo vivia a ambivalência de serem transgressores dos mandamentos de Deus e do culto apaixonado do santuário e de objetos sagrados. Eram devotados transgressores religiosos. Não havia presença de Deus neles apenas relação com algo que fosse sagrado.

Mas minha angústia nesse texto é que Ezequiel está sem a esposa dele...me solidarizei pela dor da perda e por não poder prantear a morte de sua companheira. De fato, se ele acordou e viu que ela não estava viva isso deve ter sido muito dramático pra ele. Imagine-se na mesma situação de Ezequiel, não lhe dá uma sensação estranha e dolorosa saber que a pessoa que você ama será tirado de você sem que essa pessoa saiba disso?

O que pode confortar é saber que ela seria retirada da terra pelo próprio Deus. Deus mesmo a receberia em Seus braços na eternidade.

Isto pra mim tem um significado importante.

A felicidade de uma pessoa está além daquilo que se possa experimentar na terra. Amamos muitas coisas aqui: cônjuges, filhos, comidas, passeios, conquistas, etc. Mas sabemos que a eternidade com Deus será algo que extrapola todo entendimento e concepções que sobre o que entendemos sobre céu. Somente o amor de Deus por nós é que faz Ele nos dar e também retirar algo de nós. Nem sempre teremos as respostas às questões como essa que Ezequiel teve, Deus se reserva muitas vezes no direito de estar calado, afinal, ele é Deus.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós a de ser revelada. Romanos 8:18

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar. 1 Pedro 5:1

Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 
1 Coríntios 15:19

Ezequiel demonstra que apesar de Deus retirar algo que amamos podemos continuar a sermos fiéis a Ele e que podemos confiar inteiramente em seu poder.

Interessante, a etimologia do nome Ezequiel significa "Deus fortalecerá". Deus será sempre a força de seus filhos, mas requer que seja adorado por corações que O amem e desejam estar com Ele através da oração e da leitura de Sua palavra.

Fábio Menen















28 comentários:

  1. Palavra tremenda.... q Deus confirmou para mim nessa madrugada Ele lhe deu uma visão tremenda a cerca desta mensagem!
    Q Deus te abençõe mais e mais....
    Karine Pires

    ResponderExcluir
  2. Karine, que a graça e a bondade de Deus sejam multiplicadas em sua vida! A Palavra, o evangelho, que é a voz de Deus, possa sempre adubar nossos corações com esperança, fé e amor. Abraço, paz!

    ResponderExcluir
  3. Fabio, você entende que Deus poderia agir assim nos dias de hoje? Avisar que levará uma pessoa amada em prol de um propósito?

    ResponderExcluir
  4. Com toda humildade que Deus me deu, confesso que tive a mesma visão acerca desta palavra. Fiquei extasiada em ver, que Ezequiel era um homem focado em Deus, não blasfemou, não argumentou, apenas fez o que Deus lhe ordenou. Que exemplo! Que fé! Um homem com o caráter cristão indiscutível! Também lembrei-me de Jó que mesmo perdendo todos os seus bens, ajoelhou-se e ADOROU, somente adorou! Estou maravilhada com a palavra de Deus revelada ao meu coração nesta manhã!!!!!!Que Deus continue a usá-lo em nome de Jesus!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amém Fábio Menen que Deus continue te dando revelações como essa!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Essa palavra sobre morte da esposa de Ezequiel e tremenda.há alguns meses tive uma revelação nessa palavra. Deus tem seus propositos.

    ResponderExcluir
  8. Amém. Continue sendo esse instrumento nas mãos do Senhor, palavra poderosa!
    Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
    1 Coríntios 15:19

    ResponderExcluir
  9. Fabio eu ja fiz um comentário aqui sobre esse versículo, mas hoje retorno nessa página.Deus falou tremendamente comigo nessa mensagem e foi uma mensagem a qual Deus me falava que uma irmã seria retirada do nosso meio para ir diante do pai.Deus confirmou essa mensagem por quatro veze. A primeira foi em uma mensagem,segunda ele usou uma pessoa so meu trabalho pra falar comigo e depois foi na palavra em EZequiel. E na quarta veZ Deus usou um pregador que veio de Guarulhos o pastor Raique Carmelo, no qual falou muito comigo.E por varias vezes Deus me faZ esses tipos de revelação mas confesso que de todas as revelações essa é a que ainda não se cumpriu. Obs:poderia me orientar. Obrigada paZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Beatriz! Paz, graça e revelação. Bem, você diz que por quatro vezes foi confirmado que uma irmã em Cristo seria retirada ou levada para estar com o Senhor. Em outras palavras, você quer dizer que ela iria morrer, correto?
      É verdade que os caminhos do Senhor são bem diferentes dos nossos: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor". Isaías 55:8 Isso significa que Deus pode realizar e fazer algo incompreensível e de difícil entendimento. Deus é Deus e age como Ele quer.
      Há uma parábola interessante acerca do Reino de Deus contada por Jesus. É a parábola da Semente. Nessa parábola Jesus nos diz sobre a semente que cai no coração do homem e o que acontece nesse coração ao receber a Palavra. Jesus diz que automaticamente a Palavra frutifica nesse coração. O coração recebe a semente que irá se desenvolver gerando frutos para a vida eterna.
      Jesus nos diz também sobre a GRADUALIDADE desse processo de frutificação, ao qual terá um objetivo. Vamos primeiro pensar nessa gradualidade da semente enxertado nesse coração. Jesus fala sobre a primeira evidência: "PRIMEIRO A ERVA", É de início e vem aquela perturbação, uma confrontação e um chamar de Cristo para que o indivíduo caminhe com Ele aceitando-o como Senhor e Salvador. Depois vem a segunda evidência: surge a ESPIGA. São as manifestações exteriores dessa confrontação e encontro com o Senhor. É a mudança de vida, é o desejo de se envolver com o Senhor, é querer ler a Palavra, é nutrir vida de oração e comprometimento no reino de Deus. E por fim, surge o GRÃO CHEIO DE ESPIGA. Trata-se da vida de Jesus desabrochando na existência. É o nova nascimento, é a nova vida em Cristo, é a consciência se rendendo ao senhorio de Jesus, é o morrer para o mundo e viver para Deus.
      Agora, lembra que eu disse sobre o objetivo desse processo todo? É Jesus quem nos fala sobre esse objetivo. Ele diz:"E quando o fruto está maduro, LOGO SE LHE METE A FOICE, porque é CHEGADA A CEIFA".
      Entendeu?
      O que Jesus está dizendo é que chega uma hora e um momento, ao qual somente Deus sabe, que o fruto está maduro, e sendo maduro está preparado para a colheita, a ceifa.
      Pelo menos eu entendo isso de três maneiras:

      Primeiro, eu posso ser "ceifado" hoje, agora mesmo, quando aceito Jesus. Posso ser separado, escolhido e amadurecido pro reino de Deus hoje quando decido entregar minha vida ao senhor e imediatamente estar maduro para Deus. Não significa que irá morrer agora, mas que não tenho medo da morte porque eu tenho um ceifador na minha vida e faço parte do celeiro celestial.
      Segundo, seremos ceifados quando formos arrebatados e os "maduros" estarão com Senhor. Ele vai voltar e nos arrebatará, nos ceifará para sempre estarmos com Ele.
      Terceiro, a morte. Eu posso ir para o céu quando morrer. Essa é uma garantia de Jesus para todo aquele que crê, vida eterna.
      Salmos 116:15 - "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de seus santos".

      Com tudo isso quero finalizar dizendo que se essa revelação veio de Deus, então o propósito será realizado. Não saberemos se hoje, amanhã ou daqui a muitos dias. O que se deve fazer é orar sabendo que Deus está no controle de tudo e de todas as coisas. Muita gente pode estar morrendo nesse exato momento, inclusive cristãos. Pode ser que eles estejam maduros e por alguma razão que não sabemos Deus os ceifa para si. O importante é saber que nossas vidas estão escondidas em Cristo e que nem a morte tem o poder de nos matar. Fechamos nossos olhos para esta vida e abrimos os olhos na Nova jerusalém diante do nosso Senhor Jesus.

      Espero ter ajudado. Caso precise de algo mais estou à disposição.

      Abraços,

      Fábio Menen

      Excluir
    2. Amém!Que Deus continue lhe dando sabedoria e te abençoando muito. Grata Abraços paz.

      Excluir
    3. Meu irmão , tocou meu coração obrigada

      Excluir
  10. Dóres Maria de Oliveira.18 de abril de 2018 às 19:47

    Eu também Fabio, sempre me encantei com esta história de Ezequiel, profundo demais!! a postura dele diante do que DEUS lhe pediu, incrível, e quanto nos leva a uma reflexão profunda dos desígnios de DEUS, do seu amor e grandeza. Dar lugar a DEUS em nossas vidas é a melhor coisa que todo ser humano deve fazer, quão diferente seria este mundo se todos entendessem e desse a DEUS a direção da sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Dóres! Deus enriqueça sempre sua alma e coração, abraço fraterno.

      Excluir
  11. Paz homem de Deus meu coração esta cheio de temor e pavor... só peço a Deus que tenha misericórdia de nós e de nossos pecados!!! Obrigada pelo texto não pare continue !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bispa! Paz!

      Bom poder receber suas palavras e incentivo. Um fraterno abraço em você.

      Excluir
  12. Paz pastor Deus falou muito comigo através dessa palavra, Deus recolheu meu pai de apenas 50 anos tem um mês e poucos dias tem sido difícil de entender, ele era servo do Senhor sei que foi para glória mas como dói . O que nos resta é aceitar e confiar no seu amor creio que ele nos sustentará Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, como vai? Tudo bem? Entendo sua dor pois também meu pai não está mais aqui e sempre bate aquela saudade. Mas como você bem colocou seu paizinho está nos cuidados e no descanso eterno. Tanto ele como você são filhos daquele que venceu a morte e, no momento certo, irão se encontrar nessa eternidade, todos nós nos encontraremos. Que o Espírito Santo te conforte e traga refrigério ao seu coração. Um fraterno abraço.

      Excluir
  13. Meu Deus ... Terminei de ler essa passagem e fiquei em silêncio... Ainda não consigo falar direito.. Abraão com Isaque... Ezequiel com sua esposa... Deus com Jesus... Perdas.... Como aguentar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me uno com você em silêncio e oração pedindo a Deus que suportemos as dores da existência.

      Excluir
  14. Fiquei muito mexida com esta palavra , estudando sobre Ezequiel. Não sabia o tamanho da renúncia de Ezequiel , profundo .
    Deus levou o meu filho com 2 horas de nascido , não sabe como está palavra mexeu comigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrane, graça e paz sobre sua vida. Não tenho como mensurar sua dor pela partida de seu filhinho. Mas que o Espírito Santo traga sempre a paz e a confiança que um dia todos iremos nos encontrar na eternidade. Não temos respostas para tantas tragédias que se abatem sobre nós, porém, mesmo nesse mundo de cardos e abrolhos podemos descansar nas promessas e no cuidado de nosso Pai celeste com todos nós. Receba meu abraço fraterno.

      Excluir
  15. Estou vivendo o luto. Subitamente minha mãe foi retirada de mim. Essa palavra me consola. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Me solidarizo com você e com a sua dor. O luto é necessário nesse momento, mas não se isole, se precisar de alguém estou à disposição. Paz, força e consolo sobre sua vida.

      Excluir