quarta-feira, 11 de maio de 2011

PALAVRA! PODER! PRESENÇA!

Qual a fonte de nosso alimento espiritual?

Sem dúvida alguma, a primeira fonte de nosso alimento é a Palavra de Deus.


Quando lemos a Palavra de Deus, ouvimos, aprendemos, sabemos e somos discipulados. Existem textos que nos chamam ao convite para degustar às Sagradas Escrituras.



Deus havia dito à Josué que não se apartasse do Livro da lei, e dia e noite deveria meditar e absorver os conteúdos do livro e correlatar ao povo Hebreu.



Jesus orando conforme João 17 disse ao Pai que seríamos santificados pela verdade, pois a Palavra de Deus é a verdade que propicia tal condição. A Palavra de Deus é fonte de alimento espiritual para os que tem fome e sede Dele.



Por que há entre nós tantas pessoas que mesmo sendo cristâs desconhecem a verdade que habita na Palavra e a Palavra que habita na verdade?



Por que há tanto analfabetismo das Sagradas Escrituras em nosso meio?



Elias, (dentre muitos exemplos), conhecia a Palavra de Deus. Ele era um profeta que muitas vezes dizia: "Assim diz o Senhor". E o que ele dizia da parte do Senhor era a palavra do próprio Deus, era algo pertinente, importante e relevante.



Acredito que não temos nada a oferecer a ninguém se primeiro não tivermos relação com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus, o Evangelho é o que mantêm a alma e o espírito encharcado do caráter divino em nós. Quem tem o Evangelho como fonte de alimento espiritual não está apenas satisfeito, mas têm o que oferecer de alimento aos famintos de Deus.



Irmãos! Leiam a Palavra, degustem os Evangelhos; ruminem as Escrituras Sagradas!



Outra fonte de alimento espiritual se encontra no Poder de Deus.



Nunca se esquecendo que o poder sempre é de Deus, não nosso.



Ainda com o exemplo do profeta Elias, ele conhecia o poder de Deus. E como conhecia! Pois o poder de Deus na vida de Elias se traduzia com poder que fazia descer fogo dos céus, multiplicava alimentos e ressuscitava mortos. Elias não apenas conhecia a Palavra de Deus mas experimentara o poder de atos soberanos de Deus.



Na vida normal da igreja, na vida dos discípulos de Jesus, o poder de Deus é manifesto sobrenaturalmente.



O livro de Atos é cheio não apenas de atos dos homens, mas principalmente, dos ATOS de Deus.



O livro de Atos poderia ser chamado de Atos de Deus e não dos apóstolos, pois quem está atuando por detrás da história é o Espírito Santo de Deus.



Pedro e João oraram para no nome de Jesus sinais e prodígios acontecessem enquanto eles ministrassem a Palavra. Atos 4:30



Os apóstolos davam grande testemunho de Jesus Cristo com grande poder Atos 4:33



Também conhecemos outro personagem que conhecia a poder de Deus. Seu nome é Estevão, ao qual o livro de Atos nos diz que ele era "cheio de fé e poder e fazia grandes sinais no meio do povo". Vemos o personagem Filipe que pregava a Palavra e fazia sinais que deixavam as multidôes perplexas. Pedro curou um homem chamado Enéias que estava paralítico oito anos.



Então, nos deparamos com conversões milagrosas, coxos curados, prisão aberta sobrenaturalmente, doentes curados, enfermidades saradas, endemoninhados libertos. Atos 14:3 nos diz algo sobre Paulo e Barnabé: "...demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da graça, concedendo que por meio deles se fizessem sinais e prodígios".



Uma igreja que conhece a Palavra de Deus e que está sensível às manifestações de Seu poder.



Pena que muitos dão ênfase na Palavra e não se preocupam em busca genuinamente o Poder de Deus. Outros buscam apenas manifestações do Poder de Deus e não se aprofundam no conhecimento do Evangelho.



Desencontro trágico!



Amados, continuando a pensar em Elias (veja que eu fiz o esforço de criar uma ponte entre o Velho e o Novo Testamento), uma fonte de alimento espiritual: A própria pessoa de Deus.



Essa é a fonte, a razão, o ápice de nossa vida: Deus!



1 Reis 19:9-13 - Deus ordena: "Sai e pôe-te neste monte perante o Senhor"(o grifo é meu). Elias que já tinha experimentado o poder de Deus, agora Deus vai lhe ensinar outra forma de experimentar a Sua presença.



Deus envia um vento forte - Deus não estava no vento;



Deus envia um terremoto - Deus não estava no terremoto;



Deus envia um fogo - Deus não estava no fogo



Símbolos esses que estavam impregnados na mente dos profetas como agentes visíveis do poder de Deus.



Ai Deus envia um cicio tranquilo e suave - Outra versão diz: "uma voz mansa e delicada".



Imagina o que aconteceu? Deus estava nesse cicio suave, na voz mansa e delicada.



Deus estava querendo naquele momento ensinar para Elias que conhecê-Lo é muito mais que conhecer poderes.



Como eu li certa vez: Conhecer a Deus tem a ver com a percepção mais profunda da ação de Deus na sua íntima cumplicidade com a nossa vida, enchendo-nos a alma do que está além daquilo que é explicável.



Deus é a pessoa do anonimato, do secreto, da intimidade. Deus é o Pai Eterno, o amigo confiável, o Senhor Poderoso em nossas vidas. Tudo sem Deus é nada.



Jesus é a expressão exata do ser e da pessoa de Deus. Quando penso em Deus, vejo Jesus.



Jesus ensina a relação íntima com o Pai. A maior história de amor, amizade, cumplicidade de um pai com o seu filho, e de um filho com o seu pai. Jesus de Nazaré e Jeová! Ver um é ver o outro.



Palavra! Poder! Presença!



Vamos crescer na Graça?



Vamos pedir ao Espírito Santo para vivermos assim?



Eu quero para minha vida e para a minha família.



Um beijo fraterno em todos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário