terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA QUESTÃO DE IMAGEM APENAS 2


"Quando pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. E quando orares, não sejais como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Jesus Cristo - Evangelho de Mateus
Uma das verdades essênciais do Evangelho é saber que Deus se relaciona conosco na nossa individualidade e não apenas quando estamos em grupos ou ajuntamentos cristãos. Deus não me vê apenas quando estou com multidões mas dá valor maior ao meu encontro com Ele no anonimato, sem expectadores e observadores.
O que há entre muitos é apenas uma imagem criada para aquele momento. Em grupos, o que se manifesta, a partir de uma perspectiva comportamental, são imagens. A imagem de um bom cristão, cantor, pensador, elucubrador, socialmente comprometido com causas; e na maioria das vezes, é apenas uma imagem criada naquele momento para impressionar as massas. E o que é uma "imagem" senão uma mentira que criamos!?
Repito: Deus se relaciona conosco na nossa individulidade e não quando estamos em coletividade e ajuntamentos. No ajuntamento é fácil ser evangélico; devemos nos perguntar: Como cada um de nós se faz perceber quando ninguém está nos olhando? Ou, como diz uma letra de uma música: "O que na verdade somos? O que você vê quando me vê?" O que somos quando não há ninguém por perto? O que manifestamos quando apenas os olhos de Deus estão sobre nós? Sem públicos e sem admiradores?
"Não ser ninguém além de si num mundo que dia e noite se esforça ao máximo para transformá-lo em uma pessoa igual a todas as outras significa entrar na mais dura das batalhas que um ser humano pode enfrentar, e nunca deixar de lutar". E.E. Cumings
Que Deus nos livre das plasticidades mascaradas de ser quem não somos. Certas verdades só são compreendidas quando se usam certos exageros.
Se a alma demanda reconhecimento, aplausos, admiradores, a "imagem" deve entrar em ação, mesmo que, sua real persona não tenha absolutamente vínculo nenhum com o que se criou. É a mentira feita em comportamento.
Justamente por criar essas mentiras (imagens), são hipócritas, segundo Jesus. Por não aceitarem quem são e como são, criam expectativas falsas sobre si. Deus ama sinceridade de coração e verdade da alma. Mesmo que essa verdade sejam confissões de fraquezas, dores e celeumas.
Jesus no Getsêmani abriu o peito para seu Pai e declarou: "Minha alma está angustiada até a morte". Jesus foi sincero com Deus; o lado humano de Jesus não foi falsificado, não houve uma construção de um "super Jesus", uma "imagem", para garantir nada. Jesus foi Jesus para Deus, e só.
Incrível como somos tentados a aparentar uma imagem que não é a imagem de Deus em nós.
A cura para essa imagem criada é se abrir para Deus sem escondismos, sem camuflagens e sem justificativas. É deixar Deus tratar o coração, a alma e o espírito. Pedindo ao Espírito da Graça para remover essa máscara hipócrita e falsa de cada um de nós. Imagens que criamos e as que colocaram em nós.
Há em nosso meio pessoas fazendo esse papel de "super crentes", cheios de crises, pecados, dúvidas, limitações; mas para manter a "imagem", continuam dizendo: "Está tudo bem, irmão! Está tudo na santa e gloriosa paz do Senhor". Cria a imagem e vive uma vida hipócrita. Viver para agradar os homens assim é viver desagradando a Deus.
Gente, isso fede! Que Deus tenha misericórdia de lagartos e camaleões entre nós.
A cura é o reconhecimento do erro, de que precisamos ser tratados por Deus em nosso caráter, uma renovação de consciência e deixar a Palavra mexer em nós. Desistindo da preservação da mentira, pois quem em mentira está, investe para a sua total dissolução de seu coração, do seu ser. Isso é uma vida sem Graça, isto é, DESGRAÇADA.
Admitamos as crises que vivemos, confessamo-as a Deus e deixemos o Espírito sarar nossa vida.
Deus fará um vaso novo partir do vaso que se quebrou.
Pensem nisso!
Fábio Menen

Um comentário:

  1. O q percebo é uma disputa d cachorro grand para quem sab mais sobre Deus.Acho q Paulo Coelho precisa mesmo é dar ouvido a verdade e se libertar e Caio pregar mais o evangelho puro e simples!

    ResponderExcluir