terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENTREVISTA - KEVIN MAX


Kevin Max é conhecido como 1/3 da banda dc Talk, mas sua personalidade e talentos vão muito além disso, em lugares e idéias que muitos nunca poderiam imaginar. Um dos artistas Cristãos mais criativos, provocativo e original com mais de 13 anos na música. Ele recentemente se tornou um dos artistas a favor da Música Cristã quebrar as barreiras com a Indústria da Música Cristã. Ele também tem 1 CD Solo, 2 livros de poesias e está trabalhando em projetos com filmes [e mais um CD solo que sairá em Junho]. Visite o seu site www.kevinmax.us


Robin: Você está trabalhando num novo CD, certo?

Kevin: Sim.


Me diga um pouco sobre ele.

Bom, nós começamos o processo de demo agora. As músicas que estou compondo letras que são bem diferente do meu ultimo projeto Stereotype Be. Acho que está um pouco mais simples, mais cru, mais suave e um pouco mais direto. Mas a idéia de melodia e rimas serão bem parecidas com o passado. Eu acho poesia ainda é uma parte enorme do que eu faço e eu acho muito difícil sair desse hábito. Escrever coisas com simbologia ou que têm 2 ou até 3 sentidos diferentes.

No ponto de vista musical vai ser bem divertido pois ele vai ser um pouco mais ao vivo do que em estúdio.

E quando é que vai sair o CD? Você sabe?

Eu realmente não sei, pois agora não estou mais na gravadora Forefront Records. Foi uma decisão que todos concordamos – bom na realidade Greg Hamm tomou a decisão, eles acharam que eu não estava mais me enquadrando na visão da gravadora.

Você não esquentou com isso?

Não, eu fiquei um pouco chateado no início. Eu estive com aquela gravadora por 13 anos, desde o começo com dc Talk. Mas Greg, eu acho, não conseguiu entender o que eu faço como um artista solo como algo que a gravadora pudesse usar efetivamente. Ele me disse o seguinte, e que na realidade eu acho que resume exatamente o que eu sou: “Você é um artista Francis Schaeffer num mundo de Billy Graham.”

Eu achei isso como um elogio. Não que eu não goste de Billy Graham, mas acho que fora dessas paredes eu posso influenciar mais culturas diferentes.

Então você está procurando por outra gravadora?

Yeah, sem dúvida.

Você está atrás de gravadoras seculares? Ou pretender continuar com gravadoras Cristãs?

Na realidade, eu estou atrás de gravadoras que me aceitem como um artista Cristão mas que se ponham a disposição para atingir um público maior.

Dá pra contar com uma mão as gravadoras que aceitariam essa sua idéia.

(Rindo.) Realmente não há muita, mas sabe eu estava falando com o Steve Taylor ontem e eu realmente acho que as gravadoras estão começando a ver que alguns artistas querem gravar sobre sua vida espiritual, mas não necessariamente ser evangelístico em suas letras… Eu não sou contra evangelismo. Eu sou totalmente a favor do evangelismo, mas de pessoa para pessoa. É nisso que eu estou embarcando – Eu estou nessa para conhecer pessoas que têm problemas e estou interessado em falar para essas almas que estão com problemas e precisam se expressar.

Falando nisso, teve uma reportagem um tempo atrás que disse que você não ia mais tocar em festivais Cristãos e que você queria atingir outros tipos de pessoas como a comunidade gay.

Eu falei várias coisas, mas é interessante que a imprensa isolou essa afirmação e só deu atenção a ela. O que eu disse foi que eu sentia que precisava atingir pessoas fora desses festivais Cristãos e ir fora do mundo que eu participei por um ano na turnê com dc Talk e tocar em lugares que não precisariam ter conexões diretas com a Igreja. Porque eu senti que precisava levar minha música para uma audiência maior.

Eu disse que pessoas de outras religiões ou de outras preferências sexuais às vezes não se sentem bem em Festivais Cristãos. Eu disse para o Festival Cornerstone que eu realmente gostava do festival pois eles se esforçavam para fazer pessoas de diferentes níveis sociais se sentirem bem no festival. Isso era para ser um elogio. Mas que eu não me sentia bem em outros tipos de festivais pois eles apenas pegam uma porção de grupos jovens de muitas Igrejas e direcionam suas mensagens apenas para os que já estão na Igreja. Então os festivais que se esforçam em trazer pessoas de nível e crenças diferentes, eu apoio! A única coisa que disse foi que naquele ano eu senti a vontade de não participar mais desses eventos…

Hoje está todo mundo dentro de uma caixa?

Exato. Uma das primeiras turnês na Europa nós tocamos com Peacock, 77s, Darrell Mansfield, the REZ Band, todas são bandas que não são grandes nomes na indústria CCM. E eu realmente gostei disso. Foi parte da razão que me tornei bom amigo de Jimmy Abegg. Eu tinha o desejo de empurrar a arte pra fora do que chamamos sub-cultura Cristã. Foi assim que me juntei com Jimmy para escrever o livro de poesia. Eu me perguntava: “Quantas pessoas em arte e literatura estão tentando mostrar Cristo através de arte abstrata?” Eu vejo William Blake, que é minha maior inspiração como um arstista. Esse cara literalmente levantava de manhã e ia dormir à noite pensando em Deus e pintando coisas que eram bem abstratas. Mas ele estava sempre tentando capturar em suas pinturas a de quem Deus realmente é. Ele realmente me inspirou bastante. Outro exemplo é C.S. Lewis como escritor, Tolkien como escritor, ambos escreviam suas obras trazendo analogia de quem Cristo era.

Concordo com você, mas acho que nós estamos longe do que realmente deveriamos fazer, especialmente quando o assunto é arte.

Sem dúvida.

Deixa eu te fazer uma pergunta. 2 anos atrás quando eu te entrevistei você estava prestes a lançar o CD Stereotype Be e você disse que tinha muitas esperanças que esse álbum fosse além do marcado Cristão. Porque que isso não foi possível?

Isso é um mistério. Acho que não estava na hora certa pra mim. Acho que foi uma coisa de Deus. Mas no ponto de vista da indústria acho que a gravadora Forefront não sabia como divulgar o projeto no Mercado secular. Acho que a idéia deles era lançar o CD para a galera que curte o dc Talk comprar…

Como vai ser o tipo de pensamento para o próximo CD?

O próximo CD vai mais sobre batalha espiritual do que qualquer outra coisa. O título que estou pensando agora é Dangerous As Angels [Perigosos Como Anjos]…

Acho que poucas pessoas realmente entenderam o seu CD Stereotype Be. Eu ainda recebo e-mails de leitores que não entendem esse CD

Eu acho que é por causa da minha personalidade também. Acho que as pessoas pensam que eu faço as coisas sem um significado que merece um pouco de mérito. Quando eu escrevo eu tento “fundir” tudo que creio sobre Deus e tudo que creio sobre o meu Salvador em forma de música e com uma mensagem suave. Espero que nesse próximo CD eles possam ver um pouco mais sobre o que creio pois será um trabalho mais pessoal.

… A chave é educar as pessoas. Isso é algo que necessita tempo e é muito difícil convencer pessoas que não querem ser convencidas.

É. Acho esse assunto muito importante e gostaria que mais pessoas que tem uma posição como a sua falassem mais sobre o assunto. A maneira de atingir a multidão hoje de uma maneira vital e relevante é se tornando parte da cultura. E acho que o problema com a indústria CCM é que ela está isolada do resto do mundo… Então quando algo aparece que é um pouco diferente e não entra no plano deles e não sabem o que fazer com aquilo eles deixam o projeto de lado.

…..

Última pergunta: Planos para o futuro?

Eu acho que Deus me colocou aqui por alguma razão. Ele me pôs em contato com Toby e Mike e nós começamos essa banda chamada dc Talk… Espero que esse ano eu possa evoluir como artista e continuar podendo atingir as vidas das pessoas que nos tem acompanhado por todos esses anos, mas eu também gostaria de levar essas pessoas em novas jornadas.

Toda vez que somos sufocados por causa de planos e regras, nós não podemos expressar tudo que podemos expressar. Então minha oração e esperança – e eu realmente orei isso ontem à noite – é que o Senhor me guie para um lugar onde eu realmente possa fazer uma diferença. E se isso significa questionarmos a área da CCM, então isso se fará. Eu realmente creio que Deus quer que eu consiga atingir o máximo de pessoas possíveis com a Sua Palavra. E isso não é possível ficando dentro da Igreja. A Igreja deveria se juntar após os cultos e sair para evangelizar as pessoas nas ruas!


FONTE: ttp://www.dotgospel.com

Fábio Menen

Um comentário:

  1. Menen, ainda lerei um livro teu!
    Não será um livro comercial com simples motivação em cifras, mas será um livro de experiência embazado em sabedoria e impregnado em graça!
    Você tem um Dom que lhe dará uma promoção. Lembra de José no Egito? Pois bem, ele era um escravo mas ele tinha um Dom que o promoveu a Governador! Teu dom Menen lhe colocará em lugar de governo...Te amo cara.
    Paz da parte d"Aquele que era uma ovelha e agora ruge como Leão!

    ResponderExcluir