terça-feira, 16 de novembro de 2010

CARTAS - IGREJA QUE CAUSA DOR


Data 13/11/2010

Puxa vida, meu amigo, socorro! Eu não aguento mais a igreja. Será que esse sentimento me trará condenação? Ora, eu não escolhi me sentir apático a esse modelo hierárquico e mecânico de cultuar a Deus. Que haja perdão, e eu reencontre o caminho. Ou, que Ele me dê um caminho pra seguir e seguir Nele. Abraços.


Resposta:

Realmente, está muito difícil hoje definir o que é ser Igreja mesmo.

Comprei recentemente um livro e o li junta-mente com a Paty, o livro se chama: FERIDOS EM NOME DE DEUS, onde há casos e casos de pessoas que saíram de várias igrejas por se sentirem abusadas, humilhadas, vilipendiadas, e esquecidas pela própria igreja e seus líderes. Cara, da vontade de chorar quando se lê o livro. Pessoas que não leem mais a Bíblia e ficaram desestimuladas com tudo aquilo que se refere a Deus. Também pudera, o lugar que é para ser ambiente de cura, aconchego, descanso e encontro humano, está se tornando cada dia mais fabricador de neuróticos religiosos. Eu tenho esse livro, se desejar emprestado...ou você pode encontrar em livrarias evangélicas.

Você sabe que eu pertenço a uma igreja, ICADI, mas saiba de uma coisa amigo: não sou amante e nem marido da ICADI; isto é, não tenho paixão por aquilo que historicamente já perdeu significado. Não luto para manter o nome ICADI, mas o reino de Deus. Estou ali apenas por pessoas que sei que vale a pena compartilhar o Evangelho. Estar na ICADI ou “igreja”, como “um templo”, já perdeu pra mim o significado já faz muito tempo. Na verdade, não participo de muita coisa não, apenas em reuniões de oração e quando canto nas sextas feiras e prego dificilmente lá. Isso me chateia ou me limita? De modo nenhum, Igreja, de acordo com Jesus, é comunhão entre dois ou três em Seu nome. Igreja acontece aqui, em casas, nas ruas e até debaixo de uma árvore, quando se invoca o Senhor em concordância. Igreja acontece quando pessoas se encontram com Deus e vivem “caminhando Nele”, mesmo se desejarem não estar no Templo. O problema é que fomos domesticados e ensinados que fora do ambiente “igreja”, não há salvação, comunhão, santificação, etc. Por acaso Jesus ensinou assim? Jesus ensinou que para termos comunhão com Ele era condição necessária “estar” dentro do templo? Olhe, a Igreja somos nós; e você é igreja como agente visível de Deus. Então, não há sentido em nos reunir em algum lugar, ou no templo? Claro que não! Errado é transformar o “lugar” e o templo no ÚNICO meio de ser-viver Igreja. Se é assim, não se aprende a cultuar e viver além das fronteiras da ambiência religiosa. Ou seguimos o “jesus evangélico”que só fica, faz e realiza dentro da “igreja”, isto é, o “Jesus igrejeiro”, ou seguimos Àquele que disse: “Se alguém quiser vir APÓS MIM, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e SIGA-ME”. Esse Jesus não é “evangélico”, mas é do Evangelho.


Jesus não tem nenhum romantismo com o templo ao derrubar mesas, cambistas e confrontar aqueles que haviam transformado a casa de oração em um lugar de trambiques, barganhas e sem culto verdadeiro a Deus.

Criticar o que está morto historicamente falando não é pecado nenhum amigo. As cartas às Sete igrejas do Apocalipse estão cheias de confrontação e convite ao arrependimento. Só que pensamos que essas mensagens não são para nós hoje.

Jesus nos ensina que podemos cultuá-lo no templo, mas que o templo é apenas mais um meio de reunião de irmãos para O adorarem juntos, não vinculando ao templo intermediações divinas.

Sabe amigo, vamos olhar apenas pra Jesus e seguir seu modelo; amá-lo e servi-lo de todo coração. Jesus disse: “Aquele que me ama, guarda os meus mandamentos”. Aquele que ama a Jesus sabe exatamente como guardar e viver o Evangelho; aquele que ama a Jesus não precisa dar explicações de natureza alguma para sacerdotes, pois ele segue o Bom Pastor. Infelizmente, é assim que penso pois a “igreja” não é mais Igreja a muito tempo. Somos Igreja e não “igreja”. Somos Evangélicos pois carregamos o conteúdo do Evangelho de Jesus, mas não somos “evangélicos”, segundo os evangélicos.

O cenário é caótico; a religião se tornou um movimento contra o “espírito” do Evangelho. As “igrejas” (são maioria, mas não todas), continuam a pensar somente em congressos, ofertas rechonchudas, campanhas de sal grosso e sabonete ungido...irmão e amigo, não sou dono da verdade, Deus me livre! Mas não sou cego para enxergar que as pessoas não querem nada com Deus por causa do sistema maligno e materialista que impera em 90% das igrejas. O pastor Ricardo Gondim em seu livro Artesões de Uma Nova História, disse que: “a maior desgraça que sobreveio ao cristianismo foi ele se tornar uma opção morna”. Se não houver uma infusão da Graça mesmo, ninguém virá ao encontro de Deus. Olhemos para Jesus e olhemos para a “igreja” e honestamente vamos fazer uma comparação, há semelhança entre um e outro? Olha, aqui e ali encontramos alguém que tem Jesus mesmo no coração, mas a “massa” está tomada pelo caminho materialista e que pensa apenas em seu próprio umbigo. O Jesus descrito nas páginas do Evangelho é lindo demais para ser encontrado em muitos templos hoje.

O que devemos fazer?

O caminho é se reunir com gente séria que se reúne em torno da Palavra e a pregue-ministre-ensine com verdade e amor, sem imposições da religião. Ninguém obrigando ninguém a nada, apenas vivendo e ensinando que quem descansa Nele e encontra a Sua graça, tem toda chance de ser discípulo Dele em qualquer lugar. Também é imprescindível o retorno da comunhão familiar. A família que ora junto, que lê a Palavra junto, crescem espiritualmente. Tudo o que é espontâneo e verdadeiro carrega uma força enorme de crescência e graça de Deus. Na verdade meu amigo, quando vejo Jesus no Evangelho percebo tanta simplicidade que fica até difícil mesmo de servi-lo dentro da “igreja”. Jesus disse: “O meu reino não é deste mundo” e “Quanto a ti, vai e prega o reino de Deus”; também Ele disse: “ O reino de Deus está dentro em vós”. Igreja é sermos Dele e para Ele. Se encontramos um ambiente de alegria, comunhão, serviço e amor – que é o papel da Igreja, vale a pena ficar nesse local de encontro humano.

Amigo, espero ter ajudado de alguma forma.

Um abraço fraterno em você e sua família.

Fábio Menen

3 comentários:

  1. OLÁ FÁBIO.

    ESCELENTE E MEUITO CRIATIVO, EXPOR ASSIM, NO BLOG.

    UM CONVITE:

    VENHA TER ALGUNS MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO NO MEU BLOG: HUMOR EM TEXTO.

    ALÉM DE SER DE HUMOR É DE GRAÇA.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  2. DESCULPE O ERRO DE DIGITAÇÃO:

    LEIA: "EXCELENTE" E "MUITO".

    UM ABRAÇÃO CARIOCA, AMIGO!

    ResponderExcluir
  3. vlw..por estar seguindo meu blog...fico muito feliz...bj fika com Deus

    ResponderExcluir