sexta-feira, 21 de maio de 2010

FLUXO DE SANGUE E FLUXO DE GRAÇA


A história da mulher com fluxo de sangue é conhecidíssima no meio cristão. Pregações e ministrações sobre essa personagem da Bíblia é imensa. O texto diz que ela ouvindo sobre Jesus, creu em seu coração que se tocasse na orla do manto de Jesus, ficaria curada do sangue hemorrágico que dela fluía.
E assim ela fez. Teve receio, mas não desanimou e tocou na orla das vestes de Jesus.

A resposta de Jesus a ela não foi de repreensão ou de exigências: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre de teu mal” Marcos 5: 25-34. Essa mulher apenas creu e Jesus ministrou cura e graça em sua vida.
Dessa mulher saía sangue; de Jesus, jorraria sangue para toda a humanidade.

Graça é uma palavra de raiz latina – gratia, no grego charis que significa favor, bondade, graciosidade, benevolência. O Evangelho que pregamos é chamado de o Evangelho da Graça. O Evangelho da Graça é o anúncio de que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" 2 Co 5:19

Por isso, Graça é ação de Deus em favor dos homens. A religião ensina que para se obter esse favor de Deus o homem faz para merecer; isto é, oferece a Deus as produções de seus esforços humanos – chamo isso de síndrome de Caim. A Graça diz: Deus faz! Deus toma iniciativa de ajuda ao homem. Essa iniciativa é explicita na cruz de Jesus.

Graça é salvação e salvação não é uma doutrina, é uma pessoa. Sintetizando, é a disposição de Deus em salvar seus filhos sem que esses tenham feito algo para que o merecessem. Afinal "Deus prova o seu amor para conosco, em que cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” Romanos 5:8.
A Graça de Deus não faz cobranças, não faz exigências, mas capacita a viver o que se pede.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que
nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente
com Cristo - pela graça sois salvos -, e juntamente com ele nos ressuscitou e
nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos
séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para
conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto
não vem de vós, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie
. Efésios 2:4-8

Não seremos crosta de igreja, mas filhos do Evangelho da Graça. Sem a Graça em nós seremos pessoas nojentas, escandalizáveis, hipócritas, e sem vida. O Cristianismo atual precisa morrer em nós hoje para que o Evangelho de Jesus seja crido através de uma vida bonita e cheio de graça.

Fiquei motivado a escrever esse pequeno texto, pois sei que existem muitos cristãos que ainda não se apossaram dos benefícios de descansar na graça e na verdade de Deus; antes, vivem sem a esperança da glória e sem a paz que excede todo o entendimento.
O fluxo da graça é ininterrupto.
Hoje, podemos tocar na orla de Jesus e até mais que isso podemos deixar Jesus fazer morada em nossos corações pela fé e pela palavra. Assim como Jesus disse àquela mulher, Ele pode dizer para nós hoje também: “vai em paz e fica livre do mal”. Jesus chama a responsabilidade sobre si quanto a oferecer paz e libertação.

Só mesmo Jesus para fazer isso em nós.

Fábio Menen





Um comentário: