quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

HAITI - A DOR DELES É NOSSA TAMBÉM


Infelizmente a minha primeira postagem de 2010 é sobre a tragédia que ocorreu no Haiti.

Não há como não se angustiar diante de tamanha dor desses seres humanos.

Me sinto pequeno diante de tamanha desgraça; usurpado diante de minha impotência.

Há, queria eu poder segurar em meus braços esse garoto da foto...dizer que mesmo não o conhecendo ainda assim o amo.

Na verdade eu estava hoje lendo notícias sobre essa tragédia e vendo algumas fotos; meus olhos se encheram de lágrimas e quase não consegui almoçar. Enquanto almoçava meu pensamento estava nesse garoto e nos milhares que estão famintos, com sede, sem casa, a procura de suas famílias; pais chorando a procura de seus filhos em escombros, pessoas correndo sem saber a direção e dezenas e dezenas de corpos em putrefação nas ruas. Não almocei bem hoje.

Me alegro por vários heróis anônimos que nesse momento estão ajudando de várias formas essas pessoas. Meu desejo é que não apenas o país se levante, mas que, a dignidade e o valor de cada um não seja enterrada junto com os escombros. Sim, porque depois disso o que se deve tratar são os deprimidos e os abatidos pela dor da perda que sofreram tanto material como emocional e psiquico; solapados por um terremoto que não apenas tem o poder de destruir suas casas mas esperança de que Deus os ama e se importa com eles.

Não posso deixar de crer que nossa vida é escrita apenas com alegria e júbilo, mas também é escrita com lágrimas e gemidos. Quem ler o livro de Eclesiastes corroborá com o que digo. Jesus disse que seriam dias difíceis.

Mas não somos expectadores da vida, não fomos chamados para ficarmos parados. Podemos ajudar. Podemos fazer alguma coisa hoje, em nome de Jesus. Aqui perto há um posto de gasolina que está recolhendo donativos para as pessoas do Haiti e eu vou ajudar, farei alguma coisa. Perto de sua casa ou rua deve ter alguem recolhendo roupas, comida para essas pessoas, pelo amor de Deus não fique indiferente e faça algo por eles, se importe com eles e ajude.

Não devemos apenas nos entristecer mas ter ação nessa hora. Ou será que até na hora de ajudar nos escondemos? Essas pessoas não necessitam de nossa compaixão sem ação, mas de compaixão que ajuda.

Oremos por eles. A terra está se abalando e o apocalipse está diante de nossos olhos.

Você pode discernir isso hoje?

Quando saímos do útero materno e penetramos no útero social, choramos! Quando saímos do útero social e penetramos no útero de um túmulo, outros choram por nós! na saída e na entrada da vida, as lágrimas irrigam nossa história! Por quê, senhores e senhoras?

Todos os seres vivos experimentam as cargas da Queda; em maior ou menor escala, experimentamos. Quem não sofreu em maior ou menor escala um êxito e uma derrota? um grande alívio e também muita dor? a graça da lealdade e fidelidade, mas também, a desgraça da traição? Mundo de constrastes...

Fico por aqui...diante da dor de semelhantes como eu não vale argumentações e racionalizações.
O silêncio nesse momento pode fazer ouvir mais do que palavras.

Meu silencio agora é de oração por todos...todos.

Que o Senhor proteja a minha e a sua família.

Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário