quarta-feira, 22 de abril de 2009

SENTIR X CRER


O Evangelho nos desafia a vivermos sob a Graça de Jesus, pois sem a Graça não há meios de vivermos em novidade de vida.
Mesmo com a informação dessa verdade, muitos cristãos sofrem, pois ainda é algo que não foi absorvido pelos sentidos espirituais. Há muitos que confessam estar buscando viver na Graça, buscando viver confiando em Jesus e não em algo material; mas mesmo assim, há culpas e medos que consomem a espiritualidade dessas mesmas pessoas que dizem estar sob a Graça.
"O amor lança fora todo o medo" e o "amor de Deus é derramado em nós pelo Espírito Santo que nos foi dado". No amor de Deus por nós experimentamos uma pacificação na alma e a libertação de temores.

E o que dizer e o que sentir quando nossos sentimentos estão em oposição sobre o que a Palavra de Deus afirma sobre nós?

Crer é não poder sentir? Sentir significa que não creio?

Essa é a dificuldade de ignorar a alma e crer no Evangelho.

Nesse confronto entre alma-espírito parece que a alma sobrepuja e o espírito se angustia e se entristece.

A maioria dos cristãos ainda não percebeu que será sempre assim enquanto estivermos sob esse chão caído. Paulo diz que o nosso corpo é “corruptível”, e também chama de “corpo dessa morte”.
Paulo nos ensina que “encontro os meus membros em guerra com a minha mente”, pois mentalmente sei o que deve ser feito; entretanto, a alma, a vontade e o desejo, estão inclinados àquilo que não se deve fazer. O bem que prefiro... esse nem sempre eu faço.

Pra mim é uma guerra que está além do comportamento. Quem pensa apenas em comportamento pode pensar que se resolverá apenas amestrando e disciplinando o corpo. Se o fazem assim, falam: “Estou vencendo”.

Minha preocupação é que estamos olhando em maior proporção as exterioridades. Se olhássemos com honestidade para dentro – para o coração; para o que procede do coração, os ciúmes, as invejas, as disputas pelo poder, alegrias com injustiças disfarçadas por piedades, espíritos de vingança, ódios, disputas e competições – se é assim, o corpo não é apenas físico, mas o conjunto da existência em todas as suas dimensões; e a principal dimensão é o coração, pois é do coração que procedem todas as coisas, boas ou más, segundo Jesus.

Crendo na Palavra com essa convicção devo andar em humildade e na dependência da Graça. Quem se jactar, será confrontado pelo Senhor. Devemos nos gloriar unicamente na Cruz de nosso Senhor Jesus, disse Paulo. Pois se Deus observasse iniqüidades ninguém iria sobreviver.

Estamos em um processo de crescimento e maturidade. Discipulado é andar com Cristo... é um andar. Um dia somos crianças espirituais – “Quando eu era menino...”; depois, crescemos – “... quando desisti das coisas de menino...”. Um menino que cresce, pois desistiu das coisas de menino.

Devemos esquecer as coisas que para trás ficaram, pois a jornada é para alcançar o que está adiante de nós. O medo, o conflito entre alma-espírito vai se enfraquecendo na medida em que descansamos na Graça e repousamos no que já foi realizado em nosso favor. É um mergulho no invisível, mas que se crê de todo o coração.

Quem cai que caia de joelhos, pois o Senhor o susterá com a destra de Sua mão.
FABIO – 29/10/08

terça-feira, 21 de abril de 2009

METANÓIA - MUDAR PARA VIVER


METANOIANDO
Não há Evangelho na vida sem conversão. Sem conversão é evangelho falado, pensado, premeditado, filosofado, mas não é o evangelho na vida. Evangelho na vida é mais que Evangelho vivido. Evangelho vivido pode ser tentativa forçada de fazer o que deve ser feito. Evangelho na vida é mudança de direção de forma sincera e fluitiva, sem o fardo pesado do ter, mas cheio da essência de ser. Não há Evangelho na vida sem arrependimento. Sem arrependimento é evangelho de templo, de casa, de lugar, de herança familiar, de cargos e funções, mas não é evangelho na vida. Evangelho na vida é mais que evangelho freqüentado. Evangelho freqüentado é estático e pode ser apenas a representação de mais um personagem do cotidiano, só mais uma entidade que se manifesta em dias sagrados, mais uma atuação profissional, mais uma questão de falta de opção do que de decisão. Evangelho na vida é decidir mudar por amor a Deus e aos outros, reconhecendo quem és independente do que fazes. Não há Evangelho na vida sem quebrantamento. Sem quebrantamento é evangelho competitivo, cheio de razões, vendo o irmão como errado e culpado, responsabilizando outros sem enxergar minha condição. Sem quebrantamento é evangelho das desculpas. Evangelho na vida é ter olhos pra dentro é se enxergar e assim ver o outro com olhos de misericórdia e pureza. Conversão, arrependimento e quebrantamento estão incluídos na palavra metanóia (grego). Em suma sem metanóia não há Evangelho e sem o Evangelho não há metanóia.O apelo de Jesus as igrejas da Ásia, no Apocalipse de João, é por metanóia; a mensagem de Jesus começa com metanóia - "arrependei-vos e crede"; metanóia é constancia, é estilo de vida; metanóia é à Deus e aos outros, à família, aos irmãos. Deus está cheio de metanóia por nós seres humanos. Em Cristo mostrou isso à nós, mostrou-se convertido aos homens a tal ponto que se converteu em homem. Assim quem se converte à Ele se converte aos outros, quem se volta para Cristo se encontra com gente .Metanoiar-se é Evangeliza -se. Pense nisso.
Fábio Menen

quinta-feira, 16 de abril de 2009


]
WE ARE THE WORLD (1985)
No ano de 1985 o mundo presenciou uma das melhores canções já produzidas. É uma das melhores canções (pelo menos pra mim), em razão da CAUSA e em razão dos cantores.
É a música WE ARE THE WORLD. Lionel Richie e Michael Jackson lideraram 43 artistas norte -americanos para realizar o projeto de gravação.
A Causa era levantar fundos para a USA FOR AFRICA FOUNDATION que seriam destinados a ajudar vítimas da fome e vários doentes que viviam miseravelmente na África.
Foi uma causa linda! Milhares de vítimas foram beneficiadas em consequência desse projeto. Eis a letra da canção:
There comes a time when we hear a certain call
When the world must come together as one
There are people dying And it's time to lend a hand to life The greatest gift of all
We can't go on pretending day by day That someone, somewhere will soon make a change
We are all part of God's great big family
And the truth, you know, love is all we need
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice were making Were saving our own lives
It's true we'll make a better day Just you and me
Send them your heart So they'll know that someone cares
And their lives will be stronger and free
As God has shown us by turning stones to bread
And so we all must lend a helping hand
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day So let's start giving
There's a choice were making Were saving our own lives
It's true we'll make a better day Just you and me
When youre down and out, there seems no hope at all
But if you just believe there's no way we can fall
Well, well, well, well let us realize that a change can only come
When westand together as one
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice were making Were saving our own lives
It's true we'll make a better day Just you and me
Imagino que falta muita prática de amor, compaixão, e espírito voluntário em nosso meio. Muitos estão sem o que comer nesse momento em que você está lendo esse texto. Talvez um texto medíocre...ninguém poderia se interessar...preocupar-se com o próximo!? Pra quê? Mas o caminho do cristão também é percorrer estradas em busca de famintos; famintos não apenas na alma, mas no corpo mesmo. Infelismente o discurso de muitos pregadores, evangelistas é para a auto promoção e vendas de seus materiais e aí pergunto: "Cadê o amor cristão pelos pobres, os desfavorecidos, os que não tem nenhum poder aquisitivo e os que passam necessidade? Sim! Cadê!?"
Parem em nome de Jesus de inventarem teologias burras e tolas que não saciam e não interessa a realidade social/econômica de milhares de vidas. Jesus nos ensina que se vence a fome dando o que comer ao que tem fome; nos ensina que se vence a sede dando água a quem tem sede; se vence o frio dando o que vestir ao que nada tem para se cobrir. E Jesus vai mais além, é só lermos os Evangelhos. "Nem só de pão vive o homem", significando que também de PÃO SE VIVE O HOMEM! Nenhuma teologia que não integre pão, comida, alimento, suprimento para o próximo me interessa. A teologia burra e tola que mencionei é aquela que se faz você olhar apenas pra sí, para os seus interesses e suas causas pessoais. Jesus não nos ensina assim. Devemos praticar o amor, a generosidade e o repartir com os nossos irmãos.
Visitar enfermos e orar por eles; dar cestas básicas em amor; visitar os presos pregando o Evangelho, e deixarmo-nos samaratanizar pela Graça de nosso Deus.
O que eu e você, a Igreja pode fazer para alimentar, cuidar e ajudar a milhares de vidas? Se pergunte hoje o que você pode fazer. Não espere, faça! Pra mim, o projeto We Are The World foi Deus quem os motivou, pois Deus não move um dedo naquilo que eu e você podemos realizar.
O amor cristão deve ser prático e não algo discursado. Discurso sem prático é como o sino que apenas retine, é bonito, mas logo passa. Onde está o amor cristão???
Quer ver?
Quando você visitou enfermos e doentes no hospital de sua cidade?
Quando você ofereceu alimento para algum mendigo na rodoviária de sua cidade?
Quando você se ofereceu ou se interessou por visitar presos de sua cidade?
Quando você se importou pelo irmão necessitado que há em sua igreja? Ajudou? Se importou? Fez algo para ajudar?
Quando você faz compras, pensa em "ofertar" algum alimento para alguém que você sabe passar necessidade?
Poderia falar sobre muitas e muitas coisas...a lista é bem maior.
É muito fácil estar apenas dentro da igreja com um discurso decorado, difícil é amar verdadeiramente. A teologia que não bota você para fora da igreja, que não faz você amar mendigos, dar a comer a famintos, vestir ao nú, pra mim não é teologia. Olhe para Jesus e para os Evangelhos e veja o que Jesus priorizou; discirna quem eram àqueles que faziam parte de Sua agenda. Olhe para a agenda de Jesus e para a sua hoje...há semelhanças???
Queria pedir a você meu irmão/irmã que reavaliásemos nosso conceito teológico sobre esse assunto. Não é um assunto interessante e nem atraente, mas faz parte do evangelho de Cristo.
O mundo não que saber de disrcursos vazios e repetitivos, quer ver o amor de Deus expresso através de nossas atitudes. Os nossos atos valem mais que muitas palavras.
Queria muito ver os cantores gospel realizando um trabalho como o We Are The World. Um trabalho em que nenhum dos cantores pensassem em seus bolsos ou em cachês, mas um trabalho voltado apenas para arrecadar fundos para os desfavorecidos. Como isso causaria tamanho impacto na vida das pessoas. Como mostraria que a Igreja tem um coração sincero e humano.
A banda Catedral gravou um cd recentemente que se chama JANELAS DA CATEDRAL 2 ao qual TODA a renda da venda deste cd foi para uma instituição carente. Louvável!
Se envolva com vidas, abraçe-as, conheça seus problemas; não tenha medo de amar a quem quer que seja; ore por elas, chore com eles se necessário for, alegre-se com suas conquistas, seja humano em nome de Jesus! Não se envergonhe de ser simples nos seus gestos e atos, não precisa de extravagância, apenas simplicidade. Seja apenas como Jesus é. Jesus olha a cidade e chora, vê doentes e se compadece, vê pessoas famintas e realiza o milagre da multiplicação de pães, pois sabe que o ser humano também precisa comer; e ensina que do coração é que procedem todas as virtudes e desvirtudes do homem.
Acho que falei demais. Talvez não.
Fica aqui esse pequeno texto sobre esse trabalho musical de 1985 que ainda encontra em meu coração espaço para uma reflexão.
Obs. Vou começar a ouvir essa música agora.
Abraços e paz!
Fábio Menen

sexta-feira, 3 de abril de 2009

ENQUANTO O SÓL BRILHAR - CATEDRAL



















Letra inspirada e adaptada da poesia Canção Do Dia De Sempre de Mario Quintana




ENQUANTO O SÓL BRILHAR

Dia a dia é bom viver jamais cansa a vida assim
Como as nuvens lá do céue ganhar da vida em si inexperiência e esperar
Esperança de amar rosa louca dos ventos presa à copa do chapéu
Sei que tudo se transforma mas o amor prevalecerá enquanto o sol brilhar

E o dia amanhecer eu sei que o meu querer será sempre você enquanto o sol brilhar
E a gente percorer por essa estrada onde o medo nunca teve um lugar
Será nossa história enquanto o sol brilhar

Nosso amor vai prosseguir todo dia vai recomeçar
Sei que a vida é assim não quero lembranças sei perdi tantas vezes, não tentei
O medo venceu no fim mas atiro em suas maos distraídas uma flor
A rosa dos sonhos meus e assim terás o meu amorEnquanto o sol brilhar

E o dia amanhecer eu sei que o meu querer será sempre você enquanto o sol brilhar
E a gente percorrer por essa estrada onde o medo nunca teve um lugar
Será nossa história enquanto o sol brilhar



"A banda Catedral fez e continua fazendo parte de minha veia musical. Suas letras com temáticas sociais, espirituais e românticas conquistaram milhares de fâz no Brasil e no exterior. Ao lado de outras bandas, o Catedral é uma das melhores do MPB/Rock (como se definem) no cenário nacional. Vale a pena escutar."

Fábio Menen

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O ABSOLUTO QUE AMA



Leia os Evangelhos e você descobrirá que:

Jesus é Bom. Sua natureza é benigna. Sua alma é perdoadora. Seu olhar olha a todos conforme a Sua própria inocência. Sua consciência vê a todos com si mesmo, inocentes. Seus olhos enxergam o mais vil pecado em nós. Sua divindade a todos esses pecados perdoa.

Jesus dá a todos novamente o que lhes foi roubado da alma. Ele o faz à medida que os ambientes de Sua bondade avançam pela própria força da mesma num coração antes fechado para Deus, trancado pelas doutrinas mundanamente evangélicas, litúrgicas e religiosas.

Jesus é Benigno. Todas as Suas atitudes são carregadas até o indivisível por sempre querer bem. Seu âmago é suave, brando e agradável. Ele a todos oferece, sempre, o Seu próprio sacrifício por todos nós. Sem exceção. Num ato insano, onde quem implora dá-me filho meu o teu coração, é quem reserva em si próprio a condição de ser sempre implorado. Sua bondade busca frenética o mínimo espaço nessa blindagem para penetrar para sempre na consciência do homem para que ele um dia possa dizer: Eu SEI, agora eu SEI.

Não é pelo que me disseram, não é pelo que eu sou obrigado a fazer para não ser destruído pelos que têm esse poder, não é nem pelo medo de ir para o inferno, pois até isso eu discerni: que minha salvação está em Cristo e não em mim; porém é pelo o que o seu AMOR penetra nessa blindagem pagã a tal ponto que CONSTRANGE e o que é atitude-maldosa-pecado passa a ser a abominação da própria alma e não a ACUSAÇÃO de quem veio apenas para SALVAR. A ordem é inversa! É Ele quem faz tudo em nós, mesmo, e não nós para Ele.

Jesus é Bom porque Deus é Bom. Jesus é a exata expressão de Deus Pai. Ele não pode negar a si mesmo. Se formos maus, Ele permanece bom; se acusarmos, Ele permanece perdoando; se O negarmos, Ele permanece nos afirmando; se formos infiéis a Ele, Ele permanece fiel a nós; se O deixarmos, Ele permanece com o poder de continuar conosco mesmo assim. Jesus não vem de nós, é dádiva de Deus para nós. Deus é Bom e toda a sua divindade estava no Filho para que pelo Filho fôssemos feitos filhos de Deus. Todos nós. Pense Nisso.

PASTORES QUE LEIO, ESCUTO E CONTINUO A OUVIR



Por ordem: Ricardo Gondim, Ricardo Espíndola, Philip Yancey, Paulo Romeiro, Josué Gonçalves, Jonh Stott, Ed René Kivitz, Neil Barreto e Caio Fábio.







































01 - Ricardo Gondim é pastor da Igreja Betesda de São Paulo e presidente da Convenção Nacional da denominação. Presidente do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos. Gondim é casado com Silvia Geruza Rodrigues, pai de três filhos - Carolina, 29; Cynthia, 27; e Pedro, 19 - e avô de Gabriela, Felipe e Felipe Naran. Nascido em 1954, em Fortaleza, Ceará, é formado em Administração de Empresas. Viveu nos Estados Unidos onde obteve formação teológica no Gênesis Training Center em Santa Rosa, Califórnia. Ministra palestras e conferências. É colunista das revistas evangélicas "Ultimato" e "Enfoque Gospel". Como escritor, Gondim é autor de livros como "O Evangelho da Nova Era", "Santos em Guerra", "Saduceus e Fariseus", "Creia na Possibilidade da Vitória", "É Proibido" - obra indicada ao prêmio Jabuti, de literatura brasileira -, "Artesão de uma Nova História", "Como vencer a Inconstância", "A presença imperceptível de Deus", "Do Púlpito 5", "O que os evangélicos (não) falam", "Creio, mais tenho dúvidas", e "Sem perder a Alma", o mais recente.
02- Ricardo Espindola é pastor, vice-presidente da Igreja Batista Central de Brasília (www.ibcb.org). Co-autor do livro "Os Frutos do Fruto do Espírito". Investe também nas ministrações para a televisão apresentando o programa "Um Novo Dia" que é exibido nacionalmente via TV a cabo e em TVs abertas do Distrito Federal. Graduado em Administração de Empresas pelo UniCeub, exerceu cargos públicos nas esferas federal e distrital, recebendo o título de Oficial da Ordem do Mérito Brasília pelo Governo do Distrito Federal.
03 - Philip Yancey é um escritor e jornalista cristão americano. Seus livros venderam mais de 14 milhões de cópias, desde a sua estréia em 1977 e são lidos em 25 idiomas pelo mundo todo, fazendo dele um dos mais vendidos autores cristãos. Premiado duas vezes com o "Melhor livro do ano" pela ECPA, além de outros prêmios, Yancey colabora com a revista Christianity Today, como editor associado.
Bibliografia

A Bíblia que Jesus lia
A Bíblia, minha companheira
A dádiva da dor (Com Paul Brand)
À imagem e semelhança de Deus
Alma sobrevivente
Decepcionado com Deus
Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados
Desventuras da Vida Cristã
Feito de modo especial e admirável
Igreja, por que se importar?
Maravilhosa Graça
O Deus (in)visível
O Jesus que eu nunca conheci
Onde está Deus quando chega a dor?
Oração: ela faz alguma diferença?
Perguntas que precisam de respostas
Rumores de outro mundo
04 - Paulo Rodrigues Romeiro é pastor e apologista cristão evangélico. Foi presidente do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP) em São Paulo, e atualmente dirige a Agência de Informações Religiosas (AGIR).
Preocupado com problemas doutrinários nas igrejas brasileiras, em 1993 publicou o livro Super Crentes: O evangelho segundo Kenneth Hagin, Valnice Milhomens e os profetas da prosperidade que refuta a Teologia da Prosperidade neo-pentecostal e critica seus propagadores, especialmente Kenneth E. Hagin e Valnice Milhomens, prefaciado pelo renomado missionário Russell Shedd. Em 1995 ele publicou uma seqüência, Evangélicos em Crise: Decadência doutrinária na igreja. Seu último livro é Decepcionados com a Graça: Esperanças e frustrações no Brasil neo-pentecostal, que foi lançado na Universidade Metodista de São Paulo, contando com a presença de vários líderes evangélicos. Seus livros sobre os modismos nas igrejas evangélicas quase não receberam críticas diretas de seus opositores.
05 - Josué Goncalves é terapêuta familiar, pastor sênior do Ministério Família Debaixo da Graça - Assembléia de Deus em Bragança Paulista - SP onde mora com a esposa, Rousemary, e os três filhos, Letícia, Douglas e Pedro. Bacharel em teologia pelo IBAD - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, com especialização em aconselhamento pastoral e terapia de casais, exerce um ministério específico com famílias desde 1990. É conferencista internacional, tendo ministrado em todo o Brasil, e em países como, Japão, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Luxemburgo e Alemanha.
06 - John Robert Walmsley Stott, é um líder Anglicano britânico que é conhecido com uma das grandes lideranças mundiais evangélica. Serve como Presidente da igreja "All Souls" em londres desde 1950. Estudou na Trinity College Cambrigde, onde se formou em primeiro lugar da classe tanto em francês como em teologia, e é doutor honorário por varias universidades, na Iglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá. Uma de suas maiores contribuições internacionais foi pelos seus livros. John Stott começou sua carreira como escritor em 1954 e já escreveu mais de 40 títulos e centenas de artigos, além de outras contribuições à literatura cristã. Entre os seus títulos mais famosos estão:

Cristianismo Básico.
A Cruz de Cristo.
Eu Creio na Pregação.
Firmados na Fé.
Cristianismo Equilibrado.
Entenda a Bíblia.
Cristianismo Autêntico.
O Perfil do Pregador.

A sua obra mais importante, Cristianismo Básico, vendeu mais de 2 bilhões de cópias e já foi traduzido para mais de 60 línguas. Billy Graham chamou John Stott de "o mais respeitável clérigo no mundo hoje".
07 - Ed René Kivitz é teólogo, escritor e pastor. Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Seu livro Vivendo com propósitos, está na terceira edição, com mais de 20.000 cópias vendidas. Desde 1989 desenvolve seu ministério pastoral na Igreja Batista de água Branca, em São Paulo, Capital. Publicou também pela editora Mundo Cristão o livro Outra espiritualidade, já em sua 2ª edição. É casado com Silvia Regina, com quem tem dois filhos, Vitor e Fernanda.
08 - Neil Barreto - Pastor da Igreja Batista Betânia (RJ). Suas mensagens são profundíssimas. Suas ministrações tem alcançado a milhares de vidas sedentas por uma espiritualidade integral. Em seu site www.ibbetania.com é possível ouvir as mensagens pregadas pelo pastor Neil Barreto. O conteúdo de suas ministrações tem provocado mudanças em vários homens e mulheres que anseiam viver o Evangelho de uma forma simples, porém, transformadora.
09 - Caio Fábio d'Araújo Filho - Caio Fábio foi presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira) e atualmente é pastor da Caminho da Graça, em Brasília. Ao lançar seu portal de artigos e textos na internet, que teve quase dois milhões de acessos em pouco mais de oito meses, Caio Fábio teve consciência da sua importância para com o público que o admira, que orou e que esperou pela sua volta à ativa. Caio Fábio afirma não crer em reformas, mas sim em uma Revolução do Evangelho. Suas mensagens carregam Graça, unção, reflexão e verdade. Caio prega o retorno à simplicidade de se viver em Cristo.

Hoje, Caio Fábio prega regularmente na Catedral Presbiteriana do RJ, pastor em Brasília.Os autores que mais o influenciaram foram Agostinho de Hipona, Francis Schaeffer, C. S. Lewis, Jacques Ellul e Samuel Doctorian

Escreveu mais de 100 livros, dentre os quais se destacam:
A Crise de Ser e de Ter
A Igreja que Transforma
Avivamento Total
Batalha Espiritual
Nephilim
No Divã de Deus, 3 volumes
Síndrome de Lúcifer
Novos Líderes para uma Nova Realidade
O Drama de Absalão
O Enigma da Graça
Uma Graça que Poucos Desejam
Sem Barganhas com Deus
"Esses são os homems mais importantes que delinearam e marcaram a minha vida; Jesus os usou/usa para falar comigo e ensinar a palmilhar o Evangelho integral. Leia, escute e ouça esses homens comprometidos com o Evangelho." Fábio Menen.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ansiedade e Descanso



"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."


Vivemos dias que podem ser chamados dias de desesperança humana. Há um medo em cada olhar. Há uma sombra que ofusca o brilho que cada pessoa pode ter. As existências de milhares de pessoas são assim, sem brilho sem luz e sem rumo. Há o medo da violência, do estupro, do desemprego, da guerra declarada, do ódio, da amargura, da solidão, da inveja e outros males. Essa é a geração em que vivemos; a geração do desamor; de pessoas que desistiram dos seus sonhos e projetos; de acreditarem que podem reconstruir suas vidas depois das tempestades e calamidades que sobrevieram.


E há muitos cristãos que estão com um sorriso na face, mas dentro, em seus corações, há uma dor indizível e profunda. A realidade que nos circunda pode provocar em nós todas essas inquietudes e desânimos em nossos corações. Parece-me que Paulo quer alertar quanto ao fato, de que, é possível sermos atingidos pela vida, com suas surpresas inesperadas, e a partir daí, nutrir um coração completamente amargurado e seco.


É possível vermos um filho de Deus sendo acusado injustamente, ou vermos algum parente enfermo em um leito de enfermidade causando-lhe a morte, ficarmos profundamente abalados e entrarmos em crise e dúvida sobre a soberania de Deus e seu cuidado por nós.


O que quero dizer é que podemos desenvolver uma séria desconfiança em relação a Deus e Sua palavra devido aos males que poderão sobrevir sobre nós. Muitos desistem de Deus e da própria vida quando as tempestades da existência vêm e arruínam algum sonho ou desejo que se tinha.
Há mortes todo o dia, casamentos sendo desfeitos, o aumento do desemprego; a instabilidade e desestruturação familiar crescendo a cada dia, e corre-se o perigo de sermos tragados com ímpeto nessa realidade esmagadora que acomete a sociedade. Atinge a todos, os ricos, pobres; aliás, nunca se viu tanto suicídio, separações, mortes e desestruturação familiar na classe média alta do que nós vemos hoje.


Os últimos dias nos mostram o livro de Apocalipse, que seriam dias antecedidos por um ardente desejo de morrer, tamanha seria a desistência de sonhos e o esfriamento do motor principal da existência humana: o amor. O que vem daí pode ser o medo, a solidão, a morte de valores e princípios.


Podemos ser atingidos por tudo isso? A minha resposta é sim e não. Sim, porque Jesus orou ao Pai que não nos livrasse do mundo (o mundo em que vivemos é caído, com todas as formas de perversidade e alienação), mas que nos livrasse do mal.


E também Jesus disse que passaríamos aflições, mas que não desfalecêssemos, pois Ele tinha vencido o mundo. Então o mundo em que vivemos é o mundo do choque, do embate, da guerra, tanto histórica quanto trans-histórica, isto é, espiritual.


Não, porque Paulo sugere que diante de passarmos ou não por essas calamidades, podermos encontrar um caminho de descanso e pacificação diante de Deus.
E o que Paulo diz primeiramente era para que não andássemos ansiosos. Impossível! Parece ser impossível aceitar o que Paulo diz. Como não estar ansioso diante de todos os males que podem sobrevir e que já estão acontecendo como algo que têm em si o desejo maligno de nos sufocar?
Penso que Paulo estava se lembrando do Sermão da Montanha, quando Jesus disse “Não andeis ansiosos quanto a vossa vida..." Mateus 7:25-34 A sugestão de Paulo é que podemos descansar e confiar em saber que nada passa absolutamente despercebido diante de Deus. Tudo é visível aos Seus olhos. Nada pode escapar de Seus vaticínios e juízos. É Ele quem sustém toda a vida e dá alimento, providência e segurança para os seus filhos. Paulo prossegue dizendo que as nossas petições, ansiedades, dúvidas, carências, devem ser colocadas diante de Deus, através de um coração que ouse confiar e se derramar em entrega radical ao Senhor dos senhores. Através da oração e da súplica!


É abrir as vísceras pra Deus. É dizer pra ele o quanto enfermo de alma você está, o quanto angustiado você se encontra, carecido de respostas, sem perspectivas de mudança de vida; Somente quando nos desnudamos diante de Jesus, sem falsificações e camuflagens do coração, expondo mesmo os nossos temores, medos e fraquezas é que poderemos ser visitados com a Graça que nos põe de pé e nos faz enxergar além do que os nossos olhos podem ver. O justo vive e viverá hoje e sempre, unicamente pela fé.


Quando Paulo diz que devemos levar as nossas inquietudes para Deus ele quer dizer também que Deus se importa com os dramas humanos de seus filhos. Deus não é alienado e indiferente para com seus filhos. Deus anseia em abrirmos nossa boca e confessarmos como filhos confiantes que a nossa suficiência e resposta só poderá vir Dele.


Ele quer participar; quer intervir em nosso favor. Ele não sofre de surdez ou miopia, Deus vê e escuta. Precisamos aprender a descansar em Deus como Aquele que levou as minhas ansiedades na cruz e sobre mim pôs o seu jugo que é suave e leve. Não as cangas da religião que impõe medo e jugo pesado. Jesus veio para me libertar de todos os temores que podem querer engolir a minha fé e minha esperança. Nenhuma ansiedade deve me levar para longe de Sua presença, mas sim, aproximar-me Dele com confiança e com fé. Somente o Senhor pode realizar infinitamente mais os sonhos que habitam meu coração e satisfazer as carências do meu ser. Para isso devo confessar a Ele o que há em meu coração, sabendo que Deus quer intervir e que se preocupa comigo.


Paulo diz que sobrevirá a paz de Deus sobre a nossa vida, cessando todas as perguntas e inquietações de espírito, nos dando uma pacificação no coração e na mente.


"Senhor Jesus, entrego o meu coração a Tí; reconheço que me pertubo e me angustio quando sou visitado por males; sei que desfaleço e perco a fé que uma vez me foi dado como dom pelo Espírito; preciso redescobrir o chamado que Tú tens em minha vida e proporcionar rumo a minha existência. Confesso que preciso de Tí em todos os meus sonhos, todos os meus desejos. Impregna em meu coração a confiança de depositar em Tuas mãos a minha vida, o meu casamento, o meu trabalho, os meus sentimentos... tudo o que tenho e que sou, entregue está em Tua presença. Sopre mais uma vez sobre nós o Espírito de vida e vivifica-nos ó Deus, renova-nos e derrame sobre nós o óleo do Espírito Santo. Faça-se calar todas as vozes, do homem e do maligno, para que possamos ouvir a Única voz que cessa todas as coisas, a Tua voz. Leva-nos a nos entregarmos sem reservas e com disposição de te ouvir. Peço que sejas assim e creio que assim já é em nome de Jesus. "

Fábio Menen - 01/04/2009