segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ARTIGOS - A SUBVERSÃO DO REINO DE DEUS 5 (FINAL)


O amor de Deus nos constrange, nos toca, mexe por dentro de nós e fala com o ser da gente. O amor não é um sentimento, é uma pessoa. O amor é Deus. O amor não vem apenas Dele, Ele É amor.

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8

Mas uma vez recorro a Lutero que disse: "O homem produz boas obras porque ele é tornado bom em Cristo; não é bom porque produz boas obras. Ele só produz boas obras porque Cristo, pela Sua graça, o fez bom".

Assim será o andar do discípulo de Jesus. Será um andar sengundo o Espírito Santo "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3,4

Esse texto nos mostra o que o Senhor Jesus fez por nós e, o que o Espírito Santo fará em nós. Como a nossa "carne" é "enferma", não conseguimos cumprir os propósitos de Deus, e Deus em Sua providência enviou Seu filho Jesus para resolver o âmago do problema humano - o pecado -; Jesus veio em carne, morreu pelos pecadores e, ao fazê-lo, "condenou na carne, o pecado". Isto significa que Jesus levou de mim tudo o que concernia a velha criação, o velho homem. Deus agiu bem na raíz de nosso problema. A partir daí, como andar no Espírito? Primeiramente, todos os discípulos de Jesus, têm o Espírito Santo. Não é um trabalho humano, é simplesmente um andar. Todo o esforço que fazia "na carne" para agradar a Deus, e que de fato, não O agradava, dá lugar para a dependência absoluta do Espírito, pois é pela eficácia que opera suficientemente em mim.

E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente. Colossenses 1:29

Para mim, as bençãos apostólicas em 2 Coríntios 13:13 carrega uma mensagem fortíssima: "A graça do senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós". O amor é vem de Deus e é o próprio Deus; a graça é este amor expressado e colocado ao nosso dispor pelo Filho; a comunhão é obra do Espírito Santo em nós em comunicar esta Graça. O que Deus projetou para nós, Jesus cumpriu e realizou em nosso favor, e agora o Espírito comunica e transmite a nós.

Devemos permanecer em Jesus e Ele em nós e seremos sal e luz da terra. Gálatas 2:20: "...não mais eu, mas Cristo...". Não há nada de novidade teológica explicada por Paulo, pois estar morto para o pecado e vivo para Deus "em Cristo", deve ser o plano normal de seus discípulos.


Deus nos revela claramente em Sua palavra que só há um caminho, uma resposta, uma verdade absoluta, o salvador: Jesus Cristo.

Os dias são maus, há imensas lutas espirituais sendo travadas, mas se andarmos "no" e "com" o Espírito de Deus, seremos bençãos onde estivermos e proclamaremos a vitória de nosso Senhor e Salvador Jesus em todo os lugares. Os céus dos céus não contêm a Deus, mas Ele habita com o quebrantado e contrito de coração. Não despreza aos que a Ele se chegam, para receberem em tempo oportuno a Graça e o Amor de Jesus em suas vidas.

Agora não empreenderei nenhuma ação sem depender confiadamente em Deus. Não encontrarei suficiência em mim mesmo. Não darei qualquer passo somente porque tenho o poder de fazê-lo.
Não depositarei confiança em mim mesmo. Dependerei de Sua presença e Graça todos os dias. A minha suficiência só poderá vir Dele, hoje e sempre.

Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário