segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ARTIGOS - A SUBVERSÃO DO REINO DE DEUS 4



"PELA DUREZA DO VOSSO CORAÇÃO" verso 18 Capítulo 4

Deus chamou o seu povo de "povo de dura cerviz" Dt.9:6. Dura cerviz era uma expressão usada pelos fazendeiros em referência a um boi ou cavalo que não obedecesse ao seu dono. É o caso do animal que "empaca" e não quer obedecer.

Paulo diz que o coração humano está endurecido e impenetrável. O coração endurecido não aceita a Palavra de Deus, por isso é que deve haver um derramar do Espírito Santo no coração das pessoas, quebrantando, sacudindo, amolecendo e trabalhando nessas vidas. No livro de Ezequiel 11:19 está escrito: "Tirarei de sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne"; isto é, um coração que queira a Deus e se torne receptivo a Ele. O verso 19 do livro de Efésios diz:"tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez cometerem toda sorte de impureza". Nada lhes tocam, nada os comovem; entregaram-se a uma vida dissoluta, arruaceira, sem limites para praticarem toda sorte de abominações, transgressões e pecados; além de desdenhar da Graça de Deus.

Tiago nos mostra que há o mundo que Deus odeia "Aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus" (4:4). Vemos também o mundo ao qual Deus ama "Porque Deus amou ao mundo..." João 3:16. Há um mundo que devemos nos afastar dele e um mundo que Deus criara e o ama. O mundo pode jazer no maligno, mas o planeta terra pertence unicamente a Deus. Devemos odiar o que Deus odeia e amar o que Deus ama.

Pensando assim eu afirmo: Deus não é chato! Ele não é um estraga prazeres!

Deus sabe que o pecado atinge e adoece a nós mesmos. O seu amor por nós é que O faz dizer tudo o que disse sobre as consequencias de nossas atitudes.

O principal alvo do amor de Deus é o homem ao qual criara, mesmo este andando perdido. Atravez do profeta Ezequiel, Deus revela o quanto Ele quer oferecer a Sua graça, amor, e perdão: "Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o Senhor Deus; não desejo eu, que ele se converta dos seus maus caminhos e viva?" (18:23). Deus ama a sua criação e seus filhos. Como disse o reformador Martinho Lutero: "Deus me abençoou tão particularmente, apesar de minha indignidade, que só tenho razões para me alegrar, amar e fazer o bem, mesmo aos que mereciam de minha parte o contrário; pois eu mesmo recebo de Deus o contrário do que mereço".

A SUBVERSÃO DO REINO DE DEUS

Amiúde vejo a angústia da sociedade e percebo como a solução e a resposta às suas celeumas não estão longe deles. O Reino de Deus está aqui! Nesse exato momento o Reino de Deus está presente. Jesus estabeleceu o Reino de Deus em nós. Só escrevo o que escrevo porque faço parte do Reino de Deus hoje. Jesus, que é a razão da nossa fé, o Reino de Deus, o Evangelho, a Graça, a Cura e a salvação estão explicitamente diante do ser humano.

Eis a realidade do Reino de Deus entre nós:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Mateus 12:28

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19:24

Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. Mateus 21:43

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:5

E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?Marcos 4:30

E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada. Marcos 12:34

Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado. Lucas 4:43

E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Lucas 6:20

E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. Lucas 9:2

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Lucas 17:20

Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum. Atos 28:31

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:27

Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. I Coríntios 4:20

Jesus nos chama a vivermos as realidades do Reino hoje. Ele nos convida a seguí-lo.

Em uma certa ocasião Jesus disse aos Fariseus e Saduceus:

"Ai de vós, escribas e farizeus, hipócritas, porque dais os dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porêm, fazem estas coisas, sem omitir aquelas" Mateus 23:23

Em outras palavras, a vida humana deve estar acima de qualquer tradição, dogma ou preceitos. Quando se dá mais valor a estas coisas em detrimento ao valor que a alma humana possui - pois somos amados por Deus pelo valor da nossa alma e Jesus é o intercessor, sacerdote, mediador, salvador e reconciliador entre os homens e Deus - então, se damos valor para o rito e não valorizamos o ser humano a quem Deus ama, tornamo-nos hipócritas. Foram essas atitudes que levaram Jesus a ser tão crítico com os Farizeus e Saduceus.

Não havia nada de errado em entrega o dízimo; a questão é que todo esse sacrifício não tinha correspondência interior e de compromisso com o próximo. O problema desses homens é que eles estavam mais preocupados com os aparatos, exterioridades e aparências, que os fazia negligenciar princípios importantes e imutáveis da lei de Deus: a justiça, a misericórdia e a fé. Isso nos ensina que toda prática religiosa destituída de justiça, misericórdia e fé, não é bíblica; impossibilita a formação de um coração sensível, aberto e humilde, e que de fato, ignora a dor do próximo, pois justiça e misericórdia são são cabíveis, executados e direcionados a seres humanos, às pessoas. Justiça e misericórdia são atos que devem ser praticados pelos discípulos de Jesus em consequência do agir do Espírito Santo em suas vidas.

O livro do Apocalipse nos fala sobre as vestes brancas e João diz que essas vestes simbolizam os atos justos dos santos. Atos de justiça está em falta no meio cristão. Muitas vezes o poder da religião premia o esperto e o astuto e se desfaz do sincero e coerente. Não são nossos atos justos que nos salva, mas a salvação que nos alcançou deve produzir em nós os atos justos. Não sou salvo por causa de minha justiça, mas por ser salvo vou ser justo. Isso também se aplica a santidade. O evangelho nos ensina que os que são salvos terão desejo para serem santificados pelo poder do Espírito e pela Palavra de Deus. Quem não é salvo não terá essa disposição. Não é a santidade que me salva, justamente por ser salvo vou querer a santidade. Santidade é consequencia da salvação e não o oposto.

A prática da misericórdia são para os que foram alcançados por ela. É recíproco. Jesus disse: "Bem aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia". Pode dar-se o dízimo da hortelã, do endro, do salário, do 13º, mas se não tiver o exercício da misericórdia, ela não o alcançará como bem em sua vida. Paulo diz que eu posso até oferecer meu corpo para ser queimado, se não houver amor, mas só exibicionismo, isso tudo é visto por Deus como nada.

Hoje, no meio cristão, se você pecar ou errar está condenado. Não é permitido, principalmente se for líder, cair, tropeçar, equivocar-se; pois se você errou, deve pagar muito para ser absolvido. Em outras palavras, não há muita prática misericordiosa entre nós. Ou fica no banco ou é expulso!

Como Jesus agia diferente. Para a prostituta que era pecadora e merecedora da morte, Ele a refaz das cinzas de seus pecados e culpas e lhe dá uma nova vida. Pedro, que se tivesse traído a Jesus nos nossos dias, não seria aceito em nenhuma de nossas igrejas. Jesus pergunta apenas se Pedro ainda O ama, sendo que para Jesus apenas o amor responde como um verdadeiro arrependimento.

Caio Fábio disse em um de seus livros: "A igreja necessita de modelos saudáveis para enfrentar os desafios impostos pelo mundo moderno. Devemos contribuir para o surgimento de igrejas cristãs amadurecidas, que transformem positivamente, não apenas a realidade pessoal de cada um de seus membros, mas, toda a comunidade em que estão inseridas".

Queridos, Jesus é a resposta única e radical para o mundo moderno. O evangelho é sublime! não há palavras tão fortes, tão sábias e que causem estupefação do que as que foram proferidas por Jesus de Nazaré. Sua mensagem é a voz de Deus que vai ao encontro da alma humana, a fim de revelar tão grande amor que Ele tem por nós. Suas palavras são forças para o cansado, conforto para o abatido, ânimo para quem está a desistir.

Continua...

Fábio Menen

3 comentários:

  1. Fábio,

    Graça e paz! Vejo que você ultimamente tem escrito alguns artigos de cunho apologético... Sei que você também é ledor freqüente dos escritos de Caio Fábio que, segundo minha visão pessoal, é um dos maiores apologetas de nossa época, apresentando uma linguagem profética que denuncia diversos abusos no meio cristão (ressalto que não concordo com 100% do que ele diz, mas o admiro intensamente e o vejo como um dos maiores profetas de nossa época)... Logo, gostaria que saber o que você pensa acerca do Encontro e de alguns ensinamentos que têm sido propagados por esse mover apresentado pela visão celular?
    Desde já agradeço a resposta!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Jordanny!

    Acredito que tudo o que dispusermos para evangelizar e ensinar deve ser bem vindo. Inclusive o chamado Encontro. Se no Encontro for ministrado sabiamente e com discernimento sobre pecado, libertação, cruz, cura interior, nova vida em Cristo, valerá a pena. São temas espalhados pelas Escituras, e a verdade sobre esses temas podem libertar muitos da ignorância espiritual. A Verdade liberta. Então, reunir um pessoal para passar 3 dias em um local ouvindo o Evangelho ( e quando se fala em Evangelho tem que ser o de Jesus mesmo e não as invenções malucas que ouvimos por ai), ouvindo sobre a necessidade de arrependimento, da necessidade de nascer de novo e ser cheio do Espírito Santo, vale a pena. O que acontece é a "idolatrificação" do Encontro ou Retiro. Me parece que se não houver o Encontro, deixou de ser Igreja. Tudo deve ser com decência e ordem, inclusive o Encontro. Hoje, em minha maneira pessoal de ver as coisas o Encontro perdeu sua razão, pois se antes era para que vidas fossem salvas, hoje é apenas um meio para fazer a igreja crescer. O Encontro em muitas igrejas substituiu o amor pelo evangelismo pessoal; trocou o "encontro pessoal" pelo encontro comunitário. Leva-se para o retiro e depois integra-se essa pessoa a uma célula. Não tenho nada contra célula, pois se for encontro de dois ou três para adorarem o Senhor, sem a obrigação de "converterem" a quantidade "x" nessa célula e também de fazer de cada discípulo um líder e outras coisas, vale a pena. Pode se chamar "grupo familiar", "reunião em casas", "culto doméstico", o nome não importa, apenas a razão de estarem juntos em comunhão e adoração. O problema é que todo encontro em casas deve se chamar célula; por acaso "célula" carrega algum poder mágico? Olha, sei de muitas pessoas que foram abençoadas no Encontro, inclusive eu. Também sei de pessoas que estão traumatizadas por causa não necessariamente do Encontro, mas do G12. Aí é uma outra grande história. Sendo direto, o G12 não é bíblico! É uma forma de manipulação de massas. A verdadeira intenção do G12 é fazer a igreja crescer. Toda igreja que aderiu esse modelo o aderiu na perspectiva de fazer de sua pequena ou média igreja um Mega igreja. Essa é a visão gedoziana. Se formos falar sobre outras neuroses desse mover, vamos falar muito sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, eu não aceito G12 em nenhuma igreja que eu ficar. O Encontro pode ser aceito se não for fechado, inquestionável, e passivel de revisão; mas tudo com sabedoria, pois quê adianta tirar algo se você não tem nada para por no lugar que seja melhor? Olha, as pessoas precisam ler o Evangelho novamente. A igreja necessita ler os Evangelhos. Quando a igreja ler os Evangelhos com oração não precisará de nenhum método ou ventos de doutrinas para se integrar. Eu olho para Jesus e vejo como a igreja é diferente Dele; inclusive eu. Como eu preciso me converter de muitas coisas; preciso me parecer com Jesus, senão é apenas palavras, discursos. Deus olhará esse blog e dirá: "Não é nada!" Pois não tenho nada com Jesus, apenas conhecimento acerca Dele. Mas os líderes não pensam assim. Os Congressos de crescimento não vão parar, os métodos também não. Estamos vendo a medievalização dos conteúdos cristãos, tão sérios quantos os que eram do século XVI. Não é apenas o G12, é o Show da fé, a fita santa que coloca no braço, a rosa ungida, etc. Ricardo Gondim disse que o movimento evangélico vai acabar. Mas sabe de uma coisa, não vai acabar não. Vai continuar porque as pessoas não querem compromisso com Deus, apenas o "poder" de Deus para solução de seus problemas. Nossos pastores devem voltar a estudar a Palavra pedindo a Deus sabedoria, graça, entendimento e pureza. Isso não se aprende hoje em nenhum congresso celular. É só crescimento, poder e controle de nações.
    A palavra simples e pura continuará a atrair as pessoas à Cristo sempre. O que ninguém quer é se envolver nessa organização - que não é igreja - que tem inúmeros casos na justiça, que faz lavagem de dinheiro, que nada tem de Deus. Olha, estou escrevendo com tendinite nas duas mãos, acredita? É difícil de escrever nesse momento...
    Não sei se fui útil à sua pergunta. Mas podemos continuar o papo.

    Abraços.

    Fábio Menen

    ResponderExcluir