domingo, 29 de novembro de 2009

ARTIGOS - A SUBVERSÃO DO REINO DE DEUS



"Senhor, Deus da verdade, acaso, para Te agradar, basta ter conhecimento? Infeliz do homem que, tendo conhecimento de todas as coisas, Te ignora; mas feliz de quem Te conhece, mesmo que ignore todas as coisas. Quanto ao que é cheio de conhecimento e ainda também Te conhece, não é mais feliz por causa de sua ciência, mas só é feliz por Ti, se, conhecendo-Te, Te glorificar como Deus, e Te der graças, e não se desvanecer em seus pensamentos".

SANTO AGOSTINHO

O Evangelho é poder de Deus para a transformação de vidas e consciências mortas. Sim, todos os que nasceram, nasceram sob o vaticínio de que mesmo vivos no corpo, espiritualmente estão mortos.


A sociedade que conhecemos, pelo o que apresenta, é uma sociedade morta. No rosto das pessoas é visível a exterioração dessa terrível realidade. Não falo da morte propriamente dita; falo da morte antes da "morte do corpo", falo das inúmeras existências que passam e se vão sem poderem experimentar "vida" enquanto estão vivos; são pessoas que passam por muitas experiências e sensações, mas que, continuam em busca de alívio e satisfação que não satisfazem nunca. São indivíduos que se introduzem em profundos questionamentos, e em resposta, criam fugas do mundo real entregando-se a prazeres efêmeros e sórdidos.


Se honestamente fizermos uma leitura de nossa sociedade, de nosso povo e de nossa cultura, veremos que essa é uma realidade existêncial e espiritual em que jazem milhares de pessoas. Não há como fugir ou fingir desse fato. O mundo involui.
Encontra-se todos os dias pessoas com histórias das mais bizarras possíveis. Falam sempre da "morte" que visitou seus lares, suas casas, suas histórias e sem permissão, desgraçou seus sonhos. São filhos que não resistiram a realidade de verem seus pais espancando a mãe e que nunca ofereceram amor em casa, virarem "clones" daquilo que um dia os estigmatizou, insensíveis, arrogantes e delinquentes. Mulheres que desistem de viver pois não suportam mais a humilhação de serem traídas e de levarem surras de seus maridos. Homens que não podem ser fiéis e transparentes em suas relações e negociações, pois a figura do homem é sempre a figura de quem pode passar por cima de quem quer que seja, pai, mãe, esposa e filhos, importando apenas atingir e realizar seus prazeres.

Ser honesto e verdadeiro é pecado! Triste constatação.


A proposta do Evangelho de Jesus é re-fazer o que foi desfeito, tanto pelos erros humanos quanto pela sagacidade do diabo. Uma sociedade morta é composta por pessoas que embora vivas no corpo, já morreram em seus sonhos e esperanças. São pessoas que apenas externas angústias e impotências diante de quadros pintados de incertezas em seus corações.


Medo de investir no amor, medo de ser traído; medo de sntir, apaixonar, acreditar, errar, em se doar; enfim, medo de viver. E a causa do medo existente não só em indivíduos, mas também na sociedade, é devido a opressão maligna que atua no inconsciente coletivo das pessoas, levando-as a enfermarem em suas almas recebendo todas as sugestões de seu corpo desenfreado e fazendo-as acreditar que a vida que levam é assim mesmo, é natural, não tendo como mudá-la. E caem no pessimismo fatalista que é a entrega da vida à desistência de esperança.
Sei que são muitos os que carregam culpas e medos em uma sociedade adoecida e neurótica, devido a pobreza e violência que vemos no dia a dia.


O homem com todas as suas descobertas científicas e tecnológicas, ainda não descobriu a fórmula de produzir o bem nas pessoas; e de fato, não há fórmulas, sendo que o que pode resolver os problemas da sociedade e indivíduos, está além da possibilidade de qualquer psicólogo ou psicanalista solucionar. Essa questão só é resolvida nos ambientes do coração e da alma. Só se encontra o sentido da vida quando se encontra com a Verdade que liberta. Os sintomas que pessoas de classes sociais distintas enfrentam são as mesmas. A mesma depressão, a mesma insegurança, omesmo ódio, a mesma rotina. Atinge a qualquer um, sem distinção. Há uma frase que li do pastor Caio Fábio em seu livro Confissões que ratifica bem o que eu disse:

"Quando a pior realidade que um ser humano conhece na existência é a morte, então ele quer viver, mas quando, de súbito, ele reconhece a vida como sendo a pior experiência de seu existir humano, então, nesse dia, ele deseja ardentemente morrer".


E quem é que pode afirmar que não passa ou passou por essa vida sem experimentar tais angústias?

Vamos falar mais sobre isso na próxima postagem.

Um grande abraço!

Fábio Menen

Um comentário: