segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ONDE ESTÁ ABEL TEU IRMÃO?



Abel - o primeiro homem que morreu fisicamente na face da terra. Morto pelo próprio irmão. Morto por causa de uma inveja adoecida. Aliás, a inveja sempre é doente e patologiza quem é possuído por ela. Não há nada de são na inveja.

Interessante é que o nome Abel (HEBRAICO: HEB-HEL) - significa SOPRO, ESVAINECIMENTO.

Abel morreu por ser apenas Abel. Caim o matou por não conseguir ser o que seu irmão era.

Deus não se agradara da pessoa de Caim. A oferta de Caim jamais poderia ser aceita por Deus. Oferta e atos de vida são indissociáveis. Podemos notar que as consequências da Queda em Caim já eram bem visíveis aos olhos de Deus: "Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante". Deus olhou primeiramente para o coração de Caim e depos para as suas ações; não se agradou do que viu.

Diante da aceitação da oferta de Abel, Caim irou-se contra a Graça de Deus na vida de seu irmão. Afinal: "...e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta".

Quando apenas somos, o que somos em nossa maneira peculiar de ser, isso pode gerar e provocar em outros o querer-ser-estar em nosso lugar.

Inveja!

Até no modo de se viver com Deus e de ter intimidade com Ele, pode-se gerar invejas homicidas.

Agora, imaginem como Adão e Eva sentiram ao verem seu filho morto, seu corpo inerte, sem vida...Quanta dor! "Então, isso que é a morte? Isso que é morrer?" Poderiam ter pensado os dois. Deve ter sido dias dificílimos para os nossos pais que estavam no Éden.

Cumprira-se o vaticínio de Deus sobre o homem voltar ao pó.

E a pergunta posterior de Deus foi: "Onde está Abel, teu irmão?...Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra".

Me impressiona sempre as perguntas de Deus. Sempre têm a ver com as coisas cruciais da nossa vida. Sempre com perguntas ou respostas que fazem trabalhar nossos conceitos e valores. Deus sempre fala e aquilo que Ele diz, diz para o crescimento espiritual de cada um de nós.

Sofri muito quando estava sob direção de alguns "profetas". Isso por eu ter sido muito ingênuo também. Isso faz uns 16 anos atrás. Eu frequentava reuniões de "profetas e profecias" e ouvia cada coisa, mas as recebia como vindo do Senhor. Infelizmente eu acreditava naquilo. Ouvia muito: "eis que a tua varoa não é aquela e sim aquela outra", ou "você fará uma viagem e serás próspero". Não sabia ainda que quando Deus fala, fala àquilo que é crucial para a manutenção de uma vida sadia. Enfim, hoje sei que o Deus que falou a Caim não foi o "Deus" quem falava naquelas reuniões. As questões de Deus são de natureza relevante e tratam o caráter, a índole e a salvação de seus filhos.

Amados, a pergunta que Deus fez a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" é repetida por milhares de vozes cotidianamente. Sim, essa é a pergunta de muitos. Pois Caim apenas deu início a uma sequência de desastres e tragédias homicidas. Diariamente, sangue é derramado por sobre a terra. Os CAINS estão soltos e a inveja adoecida mata a alma de muitos.

Essa é a pergunta da mãe que perdeu o filho assassinado; essa é a pergunta do pai que perdeu a esposa estuprada; essa é a pergunta de vítimas de violência dentro de suas próprias casas.

"Onde está João meu irmão?", "Onde está a Lúcia, minha esposa?", "Onde está o Lucas, meu filho?"

Perguntas e gemidos de seres humanos que perderam injustamente e violentamente seus amigos, amores e parentes.

"A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra". Há um clamor! Nada escapa dos Olhos Daquele que tudo vê! O nosso refúgio é clamar a Deus que tudo vê.

Irmãos, dá medo ás vezes; vivemos dias maus. Não é preciso nem comprar livros escatológicos para entender o Apocalipse. É só olhar a vida, é só ler o jornal. O Apocalipse está aí do lado de fora.

Quando o medo bate em nossa porta, devemos nos refugiar na Palavra de Deus que Diz: O AMOR LANÇA FORA TODO O MEDO. Sim, até o medo de viver. Jesus desneurotiza o ser humano e nos ensina a viver sob um novo prisma, mesmo diante das celeumas existênciais:


Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

A nossa redenção está próxima! É fato! Isso deve ser consolo e força para as nossas vidas.

Quanto mais o dia mal se aproxima, mais convictamente também podemos dizer: A NOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA. NADA! ABSOLUTAMENTE NADA PODERÁ DETER A VOLTA DAQUELE QUE NOS PREPAROU LUGAR.

Na mesma fé, graça, amor e esperança

Boa semana,

Fábio Menen

Nenhum comentário:

Postar um comentário