terça-feira, 16 de junho de 2009

ESTAMOS NA VIDEIRA E NÃO NA IGREJA



João 15

Escrevo esse texto a partir de uma mensagem que ouvi.

O texto de João 15 é maravilhoso.

Jesus nos ensina que não há como viver dissociado Dele mesmo. Ele é a essência de todo e qualquer discípulo. Não há espiritualidade integral se a pessoa estiver divorciada do estar em Cristo.

Ele desinstala modelos religiosos impostos que afirma que você só é cristão se estiver na igreja, e afirma que só é verdadeiramente cristão e discípulo se estivermos intrínsecos e inseparavelmente vivos em Sua pessoa. Fora Dele não há como ser cristão e discípulo mesmo estando dentro da igreja.

Por isso, me angustio muito ao ver as pessoas sendo convidadas para a igreja; como o fato de ser membro dela autenticasse a vida como cristã. A história da igreja nos diz que nem sempre é assim, ou nunca foi assim mesmo.

Por isso, estamos na igreja ou estamos em Cristo.

O problema é que se divinizou a instituição Eclésia. E até se diz que fora dela não há salvação.

Por acaso a igreja tornou-se a Videira verdadeira?

Jesus diz que Ele é a Videira e todo o que nele está, está sendo podado por Ele mesmo para frutificação de boas obras. Vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado, disse Jesus. O que limpa o homem é unicamente o que Jesus disse e diz para cada um em sua individualidade. Estar Nele é estar em comunhão com o Pai celeste.

Infelizmente, na mente dos cristãos, estar em Cristo é estar na igreja, aceitar o corpo de doutrinas impostos, ser assíduo freqüentador, ser dizimista fiel, participar de tudo, senão é visto como um indivíduo pseudocristão.

Irmãos, eu cultuo ao Senhor no templo, participo de programas; mas isso não é validação para afirmar quem eu sou, pois eu sou o que sou em estar Nele. Ele é a autenticação para eu ser vara; toda vara em mim.... Vara só é vara estando Nele.

Quem está firme, unido, acoplado e junto com Senhor irá ter comunhão na congregação, mas nem sempre quem está na congregação e se diz cristão, tem o Senhor como Videira verdadeira. Ser verdadeiramente unido à Videira levará a pessoa à igreja; ir a igreja nem sempre corresponde estar ligado à Videira verdadeira.

Dar fruto na mente de muitos cristãos é somente evangelizar, acampar, é fazer a célula crescer, é cantar, se reunir em dias de orações; enfim, é estar em ritmo acelerado e não parar. E como li em um texto recente:

E o mandamento de amar uns aos outros é algo que os crentes entendem como amar os que são iguais a eles enquanto os tais não ficarem diferentes. Nesse dia eles viram desviados. Ainda no mesmo andar de engano, os crentes pensam que "ser lançado fora" da Videira é ser disciplinado pelo Agricultor Pastoral ou pelo Conselho de Agricultura que aplica o Corpo de Doutrinas disciplinadoras e excludentes, aos quais supostamente não se equivocam ao separar o joio do trigo no campo do mundo-igreja.


Sinceramente, fico triste com essa percepção cristã.


O que Jesus nos ensina em João 15 é o seguinte:


Absorvam a minha Palavra; o meu ensino; e o pratiquem com amor por mim e por todo ser humano. Se vocês sempre crerem que a Vida de vocês está em mim e vem da obediência ao mandamento do amor, então, vocês serão meus amigos; e, assim, toda a verdade de minha Palavra será fato e bem na vida de vocês. Mas, sem mim, sem vida em meu amor, sem absorção do Evangelho no coração, por mais que vocês tentem viver e buscar o bem, de fato vocês serão apenas como galhos soltos, secos e mortos; existindo sob o engano de que existe vida em vocês, quando, de fato, pela própria presunção de vocês, estarão mortos sem o saberem.


Sim, sem Jesus o que se vive é a religião dos discípulos de Caim; oferta de boa aparência, mas que não carrega vida nenhuma em si mesma; ou como a árvore amaldiçoada: frondosa por fora, mas sem frutos para a vida.


Vamos sugar a essência da Videira e sua vida que há Nele; chupar com Graça o vinho doce que há em sua pessoa.


Muitos impõem doutrinas e mandamentos, poucos querem RELAÇÂO com o Senhor, que desemboca em obediência apaixonada; Se me amardes, guardareis meus mandamentos...

Apenas pense! Aqui não há alguém com grandes cosntruções teológicas; isso eu deixo para os teólogos de plantão.

Apenas leia com o coração aberto e o Espírito Santo falará com você.

Você está ligado à Videira Verdadeira?

Um beijo em todos.

Fábio Menen



14 comentários:

  1. A Graça e a paz!

    Algúem disse uma vez pra mim criticamente: "Você é um gotejador de idéias maçisas".

    Ora, se por "idéias maçisas" eu compreender que se está repetindo algo pertinente e verdadeiro conforme o Evangelho, então eu sou mesmo. Vale a pena repetir e gotejar aquilo que um dia me fêz/faz bem para a minha vida. Estimulo a todos a repetirem aquilo que é conforme o Evangelho e pregado por muitos irmãos, pastores e líderes. A mensagem deve ser pregada em todo o tempo e fora de tempo também. A Igreja somos nós.

    ResponderExcluir
  2. ola amado obrigada por me fazer uma visitinha...
    veja muito bem vindo.....este post é muito interresando até indiquei p/ alguns amigos...

    um bejião....fique com Deus...

    ResponderExcluir
  3. ola Fabio eu cheguei ate aqui atravez do blog da Michelle ,,parabens pelo seu blog,e por todo conteudo postado,fica na graça e paz de CRISTO!

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    De fato hoje muitos vivem uma confussão com ser crente(fato de ir a igreja) e realmente cristão(imitador de Cristo.
    Que Deus nos ajude a viver "grudado" nele e não debaixo de modismos evangélicos passageiros.

    Que Deus continue lhe abençoando, e dando sabedoria ao escrever.

    Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fábio!Obrigada pela sua vista e tbm por se tornar amigo do blog, vou segui-lo tbm!
    Deus abençõe grandemente!

    A Paz!

    ResponderExcluir
  6. Olá amado, muito obrigada p sua visita, é muito bom poder somar no reino de Deus com os Seus servos espalhados pelo mundo. Um grande abraço e continue me visitando sempre. Em Cristo!
    Danuza Morais

    ResponderExcluir
  7. Olá amado, muito orbigada p sua visita, é sempre com poder somar no reino de Deus com Seus servos espalhados pelo mundo. Um grande abraço e continue me visitando sempre. Em Cristo!
    Danuza Morais

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu trabalho, o blog ficou excelente,amei os textos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Fabio, recebi um selo e quero compartilhar c vc, se vc tiver um tempinho passe no meu blog e pegue o selo "Premio mouse de ouro" ok
    Abraço e a Paz!

    ResponderExcluir
  10. Oração da amizade...

    Jesus, obrigada por tudo com o que o Senhor
    me presenteou até agora.
    Obrigada pela saúde que não me faltou,pela minha família, pela minha casa,
    pelo alimento que nela entrou, pelo trabalho.
    Obrigada por tudo o que me deu com amor,como ensinamento.

    Ah Senhor....
    Quero agradecer especialmente por um ser humano que cruzou o meu caminho.
    Este ser humano Jesus,
    Tornou-se um grande e eterno amigo...
    Uma pessoa que já é tão especial pra mim...
    Peço Senhor que ilumine todos os seus passos
    e o guarde de todo mal.
    Traga sua família sempre unida...
    abençoando cada membro dela.
    Quero agradecer-lhe Jesus, de todo coração,
    Pois entre tudo que ganhei,
    Este foi o maior e melhor presente.

    Ahh, esqueci de dizer:
    A pessoa a quem me refiro é a mesma que está acabando de ler essa mensagem."
    Amém...

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Fabio
    Antes de tudo quero te parabenizar pelo seu espaço aqui. Precisamos sim divulgar a palavra de Deus através desta ferramenta chamada internet. Parabéns tbém pelo tema videira. Estamos realmente nos últimos momentos para a segunda volta de Jesus Cristo. E muitas pessoas nas igrejas , no geral, não falo aqui de "placas de igrejas" estão simplismente esfriando na fé..o inimigo das nossas almas vem cegando muitas pessoas na fé..Mas nos últimos tempos Deus vem levantando verdadeiros adoradores..que o adoram em ESPIRITO E EM VERDADE! Que Deus, em sua infinita misericordia possa se compadecer dos seus filhos e dar-lhes o renovo e a visão de outrora. Fica na Paz de DEus ..Deus abençoe! Obrigada por sua visita no meu blog. Seja sempre bem vindo

    ResponderExcluir
  12. Parabén pelo blog, cheio de verdades abençoadas.
    Acompanharei sempre.
    Um abraço a vc e sua familia, no amor de Cristo.

    Daniela

    ResponderExcluir
  13. Amém! Agradeço a todos vocês que deixaram seus cometários. Que Deus em Sua riqueza e Graça os abençõe em tudo. O blog de vocês é um manancial de palavras que alimentam minha alma. O privilégio é meu de conhecer virtualmente gente boa de Deus como vocês. Um grande e fraterno abraço em todos.

    ResponderExcluir