quinta-feira, 4 de junho de 2009

EM ESPÍRITO E EM VERDADE SEMPRE!!! 2



E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Efésios 5:18-21

É muito bom quando cantamos a verdade. É muito bom quando entoamos cânticos que sejam a Palavra de Deus.

É interessante notarmos a ênfase de Paulo nos verbos
falando...entoando...louvando...dando graças...sujeitando-vos uns aos outros, indicando atos e ações que dependem uma das outras. É a cooperação entre palavras e atos. Palavras de gratidão, de apoio, incentivo e de aconselhamentos chegam à presença de Deus como cânticos sinceros e verdadeiros, vindo de um coração grato pela Graça de Deus.

A Palavra nos diz que Jesus se esvaziou, serviu e sujeitou-se.

O líder musical da igreja, e não apenas ele, mas todos os músicos devem esvaziar-se de si mesmos e deixar de lado seus desejos individuais com o propósito único de servir os irmãos, transmitindo àquilo que Deus deseja falar para sua igreja. Sim, quando nos esvaziamos, deixamos-nos sensibilizar pelo Espírito e saberemos qual mensagem musical a Igreja necessita para ser ministrada. Para esse momento, cada músico precisa perceber e discernir o lado que o vento está soprando. O vento pode querer ministrar quebrantamento e muitas vezes estamos opostamente a essa direção. O vento poderá estar soprando para adoração e muitas vezes estamos indo na direção contrária ao desejo divino.

Devemos sempre nos perguntar antes de ministrar música na Igreja: “-Qual a direção do Espírito para esse momento? O que devo cantar e ministrar como Palavra de Deus nessa hora?” Isso porque, muitas vezes queremos cantar músicas de danças e som estridente, enquanto o desejo do Espírito é soprar canções que falem sobre convicções, reflexões e valores espirituais.

Para que as pessoas sejam tocadas pela ministração de nossas músicas, é preciso mais do que um bom ensaio, é preciso que o CORAÇÃO não esteja desafinado em relação a Cristo. Não podemos desafinar em relação às intenções do coração. Nossos carismas na música necessitam estar em consonância com o estilo de vida que vivemos.

Cantores, músicos, levitas... Todos devem vivenciar a Palavra de Deus, produzir frutos de uma vida limpa.

Antes de começarem a cantar a Palavra e cânticos que exaltem a Deus, orem com o grupo pelo menos 10 minutos e Deus irá direcioná-los em relação ao que se necessita ministrar musicalmente.

Falar entre nós com salmos é expressar o Reino de Deus, sua justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Afinal, o propósito de cantar é expressar o fruto dos lábios que foram consagrados a Deus Pai.

Adorar ao Senhor em espírito e em verdade é ter também essa consciência.

Pense nisso!

Fábio Menen

2 comentários:

  1. Primão vc ta muito lindo nessa foto viu,a eu ñ gostei do blog eu adorei rsrsrs,muito xuxesso na sua vida bjão. Fik com Deus...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?

    Estou grato pela satisfação em relação ao blog. Peço a Deus que dentre os milhares de blog que existem, esse aqui seja apenas um meio de leitura para os que desejam conhecimento, interação e aproximação. Não é fácil escrever rs requer muita disposição e investimento na área do pensar, pesquisar e refletir; espero que eu consiga rs. De qualquer forma, me sinto bem quando posso escrever e postar aquilo em que creio e posso compartilhar com amigos e família.

    Receba meu beijo carinho e abraço fraterno.

    ResponderExcluir