quarta-feira, 13 de maio de 2009

O PEREGRINO


Graça e paz amados!
Assisti ao filme o PEREGRINO e emocionei-me. É a analogia de vida de todos nós, os que estamos a caminhar o apertado e estreito caminho da vida eterna.
Jonhn Bunyan não poderia ter escrito algo tão profundo se também não fosse pelo o que passara em sua vida. Sua esposa morrera precocemente e sua filha era cega; ainda viveu horrores em prisões por pregar a mensagem da Cruz de Jesus.
Estimulo-o a assistir ao filme. Pode provocá-lo; você pode ver-se no personagem principal.
O Peregrino é considerado uma das mais conhecidas alegorias já escritas, e tem sido amplamente traduzido em diversas línguas. Missionários Protestantes geralmente o traduziam em primeiro lugar depois da Bíblia.
Desde sua publicação, o livro jamais deixou de ser impresso. Depois da Bíblia, este é o livro mais conhecido no meio cristão não somente de fala inglesa, mas de diversas línguas, inclusive na China, onde o governo comunista chegou a produzir 200 mil cópias que foram distribuídas em três dias.
O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, segue sua jornada por um caminho estreito, indicado por um homem chamado Evangelista, pelo qual se pode alcançar a Cidade Celestial. Na narrativa, todas as personagens e lugares que o peregrino depara levam nomes de estereótipos (como: Hipocrisia, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, gigante Desespero, A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas, etc.) consoante os seus estilos, características e personalidades.

No ínterim, surgem-lhe várias adversidades, nas quais ele padece sofrimentos, chegando a perder-se, ser torturado e quase afogar-se. Apesar de tudo, o protagonista mantém-se sempre sóbrio, encontrando auxílio no companheiro de viagem Fiel, um concidadão seu. Mais adiante na trama, Fiel é executado pelos infiéis da Feira das Vaidades que se opőem à busca dos dois peregrinos. Contudo, Cristão acha um outro companheiro, chamado Esperançoso, que mais tarde lhe salvará a vida, e eles seguem a dura jornada até chegarem ao destino almejado.

A obra é uma alegoria contada como fosse um sonho, voltando-se sempre a extrair dos eventos narrados alguns ensinamentos bíblicos de forma simbólica, nos moldes das parábolas bíblicas. John Bunyan também aí infere certos fatos históricos do seu tempo, como a perseguição aos protestantes, em especial aos da denominação do autor.
Foi lá, na prisão, que Bunyan escreveu o livro “O Peregrino”. Bunyan com seu estudo da Bíblia passou a discordar fortemente da igreja. Muitas das cenas de seu livro não só expressam suas lutas íntimas, mas também a iniquidade que viu na igreja. Isto lhe custou muito sofrimento, fato resumido por uma placa em seu túmulo: “pagou muito caro por discordar dos líderes religiosos de seus dias”.

John Bunyan sofreu muito na prisão, pois além de sua esposa possuir uma enfermidade, ele tinha uma pequena filha cega, o que lhe custava muito tempo de aflições em oração. Muitas vezes lhe foi oferecido a liberdade em troca de um compromisso de não pregar mais o evangelho de Jesus, coisa que se recusava a fazer, ao contrário, e enfurecendo seu algozes, dizia: “Ao sair daqui, voltarei a pregar o evangelho de Jesus imediatamente.”
Não pude assistir ao filme e dissociá-lo da vida de seu autor. No filme está revelado a sua dúvida, o medo, a insegurança, mas também vemos sua fé, esperança, coragem para não regressar e seu amor a Deus.
O quem sabe, o personagem do filme seja eu, você, nós; enfim, todo àquele que foi chamado para sermos discípulos do Senhor Jesus.
Espero que você assista e chame seus amigos e irmão para assistir.
Deus te abençõe.
Fábio Menen

5 comentários:

  1. Sobre a vida e obra do autor, fiz uma busca em sites da internet.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Este filme é, realmente, excepcional!

    Falou!

    ResponderExcluir
  3. Ola!

    Olhamos, entenda o grupo de jovens da igreja em que congrego mais este que vos escreve, este filme na semana passada.
    Ja havia lido o livro e visto a versão antiga deste filme, mas mesmo assim me senti impactado, e percebi que outros jovens também o foram.
    Creio que este autor foi muito inspirado por Deus, a alegoria é muito boa.

    Bem interressante seu blog.
    Se quiser passe no palavranova.blogspot.com .

    Abraço
    Paz!

    ResponderExcluir
  4. Olá amado! desculpe pela demora em responder.

    Realmente esse filme é impactante; creio que irá despertar muitos cristãos adormecidos. Vou passar agora em seu blog. Abraços em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse filme. O Pastor Fábio me emprestou e realmente fiquei maravilhado com a história do filme. Irmão que Deus te abençoe cada dia mais!

    ResponderExcluir