terça-feira, 19 de maio de 2009

EM ESPÍRITO E EM VERDADE SEMPRE!!!


Estou voltando à essência da adoração, a essência és Tu, a essência és Tu...”.


Essa frase da canção do David Quinlan é o ponto inicial para o que desejo expor.

Nela, David Quilan expõe o desejo de voltar a adorar ao Senhor em essência.

Isso deve ser um desejo no coração de todo adorador: adorar a Deus em essência.

Não posso deixar de pensar no disse Jesus: O Pai procura aqueles que O adorem em espírito e em verdade.

Essa frase de Jesus é a resposta de Deus para àqueles que se perguntam como se deve adorar.

Nos Salmos nós lemos que todo o ser que respira louve ao Senhor, denotando em nós a capacidade de entoarmos louvor a Jesus em Sua Graça. Todos nós somos adoradores do Cordeiro.

Não há ninguém que seja povo de Deus e que não seja adorador.

O Pai procura...você é um deles?

O que poderia significar adorar em espírito e em verdade, conforme Jesus?

Penso que quando tratamos de espírito, falamos de interioridade, de transcendentalidade e de essência. Adorar a Deus em espírito é deixar todo o nosso ser, interioridade, derramar-se diante Dele. Não apenas com gestos exteriores, mas com conteúdos de entregas do nosso espírito para Deus. É dizermos: Deus! toma todo o meu ser, pois o meu ser pertence a ti. Tudo o que sou, tudo o que tenho é Teu.

É interessante como no Velho Testamento os animais que eram oferecidos a Deus, geralmente não tinham apenas as exterioridades queimadas; Deus ordenava que as entranhas, as vísceras deveriam também ser consumidas pelo fogo de Deus. Culto a Deus significa que pessoas se abrem e se deixam vazar pela Graça de Deus em rendição total ao Senhor que sonda mentes e corações. São as vísceras e entranhas de gente quebrantada e contrita que adora em espírito, em essência.

O contrário disso é quando o Senhor Jesus disse: E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim. Mt 7:6

Adorar em espírito é ter o coração exposto e presente na presença de Deus.

Adorar em espírito não é apenas cantar, é uma vida grata diante de Deus que O celebra em todos os momentos da vida. Não há nem a necessidade de música para louvá-lo, pois a verdadeira adoração, Deus só a recebe se vier do coração sincero e em essência, mesmo se não houver instrumentos.

E o que dizer de adorar em verdade?

Adorar em verdade! Adorar sem fingimentos.

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.” Amós 2:4

O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante. Sofonias 3:13

Esses dois textos nos afirmam a realidade de que DEUS NÃO DEUS DE MENTIRAS, MAS DE VERDADE!

Aquilo que se oferece a Ele tem que se carregar conteúdos verdadeiros. Não é repetir lindas palavras de amor para Deus sem que venha de um espírito sincero e grato. Não é oferecer cânticos destituídos da sincera busca da presença de Deus. Não é apresentar-se apenas por obrigação e desempenhar um papel de músico. TEM QUE HAVER VERDADE no nosso culto a Deus. Sem verdade na adoração o que se apresenta são apenas gestuais sem vida e paixão e performances que nada se faz para a glória de Deus, apenas para os homens. Performáticos e vazios de Deus, pois não são verdadeiros os que O adoram; desempenham apenas funções.

Não se é verdadeiro não amando os irmãos; não se é verdadeiro quando não se ama a esposa e os filhos; não se é verdadeiro quando se vive cinicamente com o próximo. Verdade que é valido para Deus não é a verdade que pronunciamos com os lábios, mas a verdade que se pratica, que se encarna e ao qual se vive. Cultuar a Deus em verdade não pode ser dissociado de uma vida limpa, ética, honesta e com honradez de caráter. Pessoas verdadeiras adoram em verdade a Deus.

Por isso, Jesus nos convida a olhar para Deus e responde-lo: Pai! Estás a procurar adoradores que Te adorem em espírito e em verdade? Estou aqui! Me ache para Ti; salve-me do caminho de uma adoração sem vida. Põe em mim atitudes que o louvem em todos os lugares, sei que te adoro em fazer o bem, ao apartar-me do mal, ao praticar a justiça, a ajudar necessitados, a ser amável e misericordioso com todos. Eu desejo voltar à essência da adoração!

A maior escola de adoração foi Jesus quem fundou: Em espírito e em verdade se adora a Deus.

Vamos voltar à essência da adoração!

Vamos adorar!

O Pai procura...você é um deles?

Creio que sim.

É o que desejo para mim e para você, em nome de Jesus!

Fábio Menen

2 comentários:

  1. Olá, como vai..
    Estava dando um paseio na net e me deparei com muitos sites que zombavam das coisas de DEUS e pessoas que apoiavam esse comportamento anti-cristão, isso me deixou muito triste, e percebi como satanas esta investindo, para que vidas não acreditem na adoração a DEUS, e passem a olhar para a ser humano que esta cantando e não para JESUS.
    Fico muito feliz ao saber que existem jovens que querem realmente um comprometimento com DEUS. Clamo a DEUS que essa geraçao aprenda a adorar a DEUS, e para de olhar para o cantor que desafinou, a capa que estava cheia de photoshop e outras coisas que não melhoram em nada o nosso relacionamento com DEUS.
    Que DEUS continue a te abeçõando!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tety! Tudo bem?

    Me perdõe pela demora em responder, foi erro por falta de atenção.

    Concordo em tudo o que você disse; certo estou que os músicos cristãos perderam muito o foco de se ser adorador.

    Sua observação é verdadeira. Continue com esse discernimento.

    Obrigado pela visita; volte sempre.

    Abraços.

    ResponderExcluir