quinta-feira, 16 de abril de 2009


]
WE ARE THE WORLD (1985)
No ano de 1985 o mundo presenciou uma das melhores canções já produzidas. É uma das melhores canções (pelo menos pra mim), em razão da CAUSA e em razão dos cantores.
É a música WE ARE THE WORLD. Lionel Richie e Michael Jackson lideraram 43 artistas norte -americanos para realizar o projeto de gravação.
A Causa era levantar fundos para a USA FOR AFRICA FOUNDATION que seriam destinados a ajudar vítimas da fome e vários doentes que viviam miseravelmente na África.
Foi uma causa linda! Milhares de vítimas foram beneficiadas em consequência desse projeto. Eis a letra da canção:
There comes a time when we hear a certain call
When the world must come together as one
There are people dying And it's time to lend a hand to life The greatest gift of all
We can't go on pretending day by day That someone, somewhere will soon make a change
We are all part of God's great big family
And the truth, you know, love is all we need
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice were making Were saving our own lives
It's true we'll make a better day Just you and me
Send them your heart So they'll know that someone cares
And their lives will be stronger and free
As God has shown us by turning stones to bread
And so we all must lend a helping hand
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day So let's start giving
There's a choice were making Were saving our own lives
It's true we'll make a better day Just you and me
When youre down and out, there seems no hope at all
But if you just believe there's no way we can fall
Well, well, well, well let us realize that a change can only come
When westand together as one
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice were making Were saving our own lives
It's true we'll make a better day Just you and me
Imagino que falta muita prática de amor, compaixão, e espírito voluntário em nosso meio. Muitos estão sem o que comer nesse momento em que você está lendo esse texto. Talvez um texto medíocre...ninguém poderia se interessar...preocupar-se com o próximo!? Pra quê? Mas o caminho do cristão também é percorrer estradas em busca de famintos; famintos não apenas na alma, mas no corpo mesmo. Infelismente o discurso de muitos pregadores, evangelistas é para a auto promoção e vendas de seus materiais e aí pergunto: "Cadê o amor cristão pelos pobres, os desfavorecidos, os que não tem nenhum poder aquisitivo e os que passam necessidade? Sim! Cadê!?"
Parem em nome de Jesus de inventarem teologias burras e tolas que não saciam e não interessa a realidade social/econômica de milhares de vidas. Jesus nos ensina que se vence a fome dando o que comer ao que tem fome; nos ensina que se vence a sede dando água a quem tem sede; se vence o frio dando o que vestir ao que nada tem para se cobrir. E Jesus vai mais além, é só lermos os Evangelhos. "Nem só de pão vive o homem", significando que também de PÃO SE VIVE O HOMEM! Nenhuma teologia que não integre pão, comida, alimento, suprimento para o próximo me interessa. A teologia burra e tola que mencionei é aquela que se faz você olhar apenas pra sí, para os seus interesses e suas causas pessoais. Jesus não nos ensina assim. Devemos praticar o amor, a generosidade e o repartir com os nossos irmãos.
Visitar enfermos e orar por eles; dar cestas básicas em amor; visitar os presos pregando o Evangelho, e deixarmo-nos samaratanizar pela Graça de nosso Deus.
O que eu e você, a Igreja pode fazer para alimentar, cuidar e ajudar a milhares de vidas? Se pergunte hoje o que você pode fazer. Não espere, faça! Pra mim, o projeto We Are The World foi Deus quem os motivou, pois Deus não move um dedo naquilo que eu e você podemos realizar.
O amor cristão deve ser prático e não algo discursado. Discurso sem prático é como o sino que apenas retine, é bonito, mas logo passa. Onde está o amor cristão???
Quer ver?
Quando você visitou enfermos e doentes no hospital de sua cidade?
Quando você ofereceu alimento para algum mendigo na rodoviária de sua cidade?
Quando você se ofereceu ou se interessou por visitar presos de sua cidade?
Quando você se importou pelo irmão necessitado que há em sua igreja? Ajudou? Se importou? Fez algo para ajudar?
Quando você faz compras, pensa em "ofertar" algum alimento para alguém que você sabe passar necessidade?
Poderia falar sobre muitas e muitas coisas...a lista é bem maior.
É muito fácil estar apenas dentro da igreja com um discurso decorado, difícil é amar verdadeiramente. A teologia que não bota você para fora da igreja, que não faz você amar mendigos, dar a comer a famintos, vestir ao nú, pra mim não é teologia. Olhe para Jesus e para os Evangelhos e veja o que Jesus priorizou; discirna quem eram àqueles que faziam parte de Sua agenda. Olhe para a agenda de Jesus e para a sua hoje...há semelhanças???
Queria pedir a você meu irmão/irmã que reavaliásemos nosso conceito teológico sobre esse assunto. Não é um assunto interessante e nem atraente, mas faz parte do evangelho de Cristo.
O mundo não que saber de disrcursos vazios e repetitivos, quer ver o amor de Deus expresso através de nossas atitudes. Os nossos atos valem mais que muitas palavras.
Queria muito ver os cantores gospel realizando um trabalho como o We Are The World. Um trabalho em que nenhum dos cantores pensassem em seus bolsos ou em cachês, mas um trabalho voltado apenas para arrecadar fundos para os desfavorecidos. Como isso causaria tamanho impacto na vida das pessoas. Como mostraria que a Igreja tem um coração sincero e humano.
A banda Catedral gravou um cd recentemente que se chama JANELAS DA CATEDRAL 2 ao qual TODA a renda da venda deste cd foi para uma instituição carente. Louvável!
Se envolva com vidas, abraçe-as, conheça seus problemas; não tenha medo de amar a quem quer que seja; ore por elas, chore com eles se necessário for, alegre-se com suas conquistas, seja humano em nome de Jesus! Não se envergonhe de ser simples nos seus gestos e atos, não precisa de extravagância, apenas simplicidade. Seja apenas como Jesus é. Jesus olha a cidade e chora, vê doentes e se compadece, vê pessoas famintas e realiza o milagre da multiplicação de pães, pois sabe que o ser humano também precisa comer; e ensina que do coração é que procedem todas as virtudes e desvirtudes do homem.
Acho que falei demais. Talvez não.
Fica aqui esse pequeno texto sobre esse trabalho musical de 1985 que ainda encontra em meu coração espaço para uma reflexão.
Obs. Vou começar a ouvir essa música agora.
Abraços e paz!
Fábio Menen

Um comentário: